Universidade britânica fará estudo do comportamento humano na evacuação de aviões

A Cranfield University, no Reino Unido, iniciou um novo estudo para melhorar a segurança de evacuação de aviões, que conta com a parceria da Universidade de Greenwich. No total, 400 voluntários estão sendo buscados para o teste, a fim de que os pesquisadores observem o comportamento de saída de passageiros entre 18 e 65 anos.

O experimento acontecerá entre os dias 15 e 20 de agosto de 2023 e o Boeing 737 estacionado em frente às instalações do DARTeC, da Cranfield, será o avião usado nas provas. Os participantes serão instruídos a deixar seus assentos e seguir com segurança até uma porta de saída antes de tocá-la.

Câmeras de vídeo instaladas na cabine registrarão o comportamento individual dos participantes durante os cenários de evacuação. Já um questionário será usado para apurar detalhes sobre motivos, escolhas feitas, localização do assento e percepções relacionadas ao design da cabine.

A gerente do Centro de Investigação de Segurança e Acidentes da Cranfield University, Zuzana Chin, explicou o propósito deste estudo: “Entender o comportamento humano durante cenários de evacuação de aeronaves é crucial para melhorar as medidas de segurança. Nossa colaboração com a Universidade de Greenwich nos permite estudar as escolhas feitas pelos participantes e avaliar o impacto do design da cabine em suas decisões”.

Ela acrescenta que “o objetivo do projeto é conduzir melhorias nos procedimentos de evacuação e, finalmente, aumentar a segurança da aviação”.

Durante o experimento, os motores serão ligados para criar um efeito sonoro, mas não haverá fumaça na cabine para simular uma emergência. Também não serão usadas rampas de emergência, as quais são usadas em casos de autênticas emergências.

Os interessados em participar do projeto devem se inscrever no site Cranfield University. É esperado que o resultado deste estudo possa contribuir de forma significativa para aumentar a segurança de voos e evacuações de voos no futuro.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias