Início Indústria Aeronáutica

Vai começar a construção da fábrica onde será feito o avião elétrico ERA, que voará no Brasil pela Dux

Avião Elétrico ERA AKKA AURA
Aeronave ERA – Imagem: AURA AERO

A projetista e fabricante de aeronave elétricas AURA AERO anunciou na quinta-feira, 2 de março, o lançamento do projeto ‘AURA Factory’, suas futuras instalações de fabricação localizadas no aeroporto de Toulouse-Francazal, na França.

O projeto surge em resposta ao rápido crescimento da empresa e à necessidade de aumentar a produção, com mais de 100 pedidos para o modelo INTEGRAL de dois lugares e Cartas de Intenção para 330 unidades de seu projeto de aeronave regional ERA.

O local de 40.000 metros quadrados incluirá um Centro Industrial, Centro de Energia, Departamento de Design e Pesquisa Avançada, Centro do Cliente, Centro de Entrega de Aeronaves e área de equipes administrativas, comerciais e de gestão.

A instalação é projetada para fabricar aproximadamente 150 aeronaves por ano, com um número máximo de 1.600 pessoas. O novo local deve estar operacional até o final de 2025, com o objetivo de produzir o ERA, o avião híbrido-elétrico regional de 19 lugares.

Aeronave ERA – Imagem: AURA AERO

Com um investimento de 150 milhões de euros, a AURA Factory está pronta para começar a ser erguida após estudos técnicos e administrativos preliminares.

A equipe da AURA AERO compromete-se a integrar o seu projeto com o seu ambiente circundante e a sua biodiversidade, com o escritório de arquitetura Brunerie. O seu objetivo é reduzir a pegada de carbono dos edifícios através do uso de materiais e processos de origem biológica e encontrando sistemas de aquecimento alternativos com sistemas de regulação simplificados.

Da mesma forma, a AURA AERO fará o possível para realizar operações autônomas e virtuosas, através do uso mínimo de recursos externos, como água ou eletricidade:

– Produção e armazenamento local de energia elétrica, para as necessidades dos edifícios, para os processos industriais e para o carregamento de baterias, quer para os aviões fabricados, quer para a logística e viaturas dos trabalhadores;

– Tratamento local de águas residuais; e

– Aproveitamento de águas pluviais para instalações de saneamento e rega de jardins.

A aeronave ERA

A aeronave regional ERA, de propulsão híbrida-elétrica, oferecerá mobilidade ponto a ponto para o transporte de passageiros ou carga, com redução massiva dos níveis de ruído e das emissões de CO2, tendo em vista uma aviação descarbonizada.

Nove companhias aéreas assinaram Cartas de Intenções para as três versões – passageiro, carga e VIP -, incluindo a brasileira Dux, que reservou 20 unidades.

Sair da versão mobile