Início Acidentes e Incidentes

Variação de altitude de cabine em voo faz pilotos de Airbus A321 da Latam alternarem destino

Airbus A321 da Latam

Um Airbus A321 da Latam precisou realizar um desvio durante a rota após problemas no voo de cruzeiro. O incidente foi registrado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) na semana passada. A aeronave envolvida tem matrícula PT-MXD e estava realizando o voo LA-3420 entre Guarulhos e Porto Alegre, no último dia 9 de janeiro.

No CENIPA está descrito que a aeronave decolou do Aeroporto Internacional de Guarulhos por volta das 19h06, transportando 101 passageiros e 7 tripulantes. No entanto, durante o voo de cruzeiro, a 36 mil pés (cerca de 10,97 km) de altitude, ocorreu uma variação de altitude de cabine, o que significa que o sistema de pressurização não conseguiu manter a pressão correta que deveria manter.

Diante da anormalidade, os pilotos alternaram o destino e a aeronave foi desviada para o Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz, em Santa Catarina, onde o pouso ocorreu normalmente.

Conforme pode ser observado abaixo na imagem obtida através da plataforma RadarBox, a aeronave mantinha o voo de cruzeiro a 36 mil pés, mas posteriormente desceu para 10 mil pés em 5 minutos e manteve esse nível de voo por cerca de 10 minutos, até iniciar a descida padrão para pouso em Florianópolis.

Embora não haja informações detalhadas sobre a variação de altitude de cabine que levou à necessidade de um desvio, tal procedimento de redução rápida de altitude geralmente é utilizado quando há problema com a pressurização da aeronave.

O jato envolvido no incidente permaneceu no solo até o dia seguinte, quando realizou um novo voo de volta para Guarulhos. O CENIPA classificou a ocorrência como “FALHA OU MAU FUNCIONAMENTO DE SISTEMA”.

Imagem: RadarBox

A companhia comenta o seguinte sobre a ocorrência:

“A LATAM Airlines Brasil informa que, devido a uma questão técnica, o voo LA3420 (São Paulo/Guarulhos-Porto Alegre), que decolou às 19h15 do dia 9 de janeiro de 2023, precisou alternar para Florianópolis, onde pousou em completa segurança às 20h19.

Os passageiros foram desembarcados e reacomodados em voo que decolou às 00h29 de Florianópolis e pousou às 01h10 em Porto Alegre.

A empresa ressalta que prestou toda a assistência aos passageiros afetados e reitera que segurança é um valor imprescindível e todas as suas decisões visam garantir uma operação segura.

Ademais, a companhia esclarece que irá colaborar com as investigações do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que classificou o episódio como um incidente.”

Leia mais:

Sair da versão mobile