Vazamento de torneira do Boeing 787 pode molhar e afetar sistemas críticos da aeronave

Latam Brasil

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) solicitou que as companhias aéreas realizem inspeções extras em torneiras de água e embaixo da pia dos banheiros dos Boeing 787 Dreamliners, devido ao risco de que a água possa vazar e danificar sistemas elétricos críticos para a segurança dos voos.

Em um boletim divulgado na sexta-feira, a agência federal disse que deseja que os operadores de todos os Dreamliner verifiquem periodicamente um sistema de torneira embaixo da pia que pode apresentar vazamento.

A necessidade de inspeções extras foi levantada após uma companhia aérea não identificada descobrir um tapete molhado próximo à cabine de comando e rastrear a origem da água até um módulo de controle de torneira embaixo da pia do banheiro. Um anel de vedação defeituoso foi identificado como o responsável pelo vazamento, que ocorre quando alguém lava as mãos na pia.

Embora a quantidade de água vazada seja pequena em uso diário, em alguns casos, ela pode danificar equipamentos considerados críticos. Os lavatórios Dreamliner são fornecidos exclusivamente pela fabricante japonesa de equipamentos para aeronaves Jamco.

O programa de entregas do 787 Dreamliner da Boeing sofreu vários atrasos, incluindo uma paralisação de quase dois anos para a realização de uma extensa revisão de segurança pelos reguladores da aviação. Após a retomada das entregas, em agosto de 2022, elas foram novamente interrompidas brevemente no início deste ano, devido a problemas documentais.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias