Início Aviação Militar

Veja a atuação dos esquadrões EsqdHS-1 e EsqdQE-1 durante a missão TROPICALEX 2023

Imagem: Marinha do Brasil

Entre os dias 18 e 29 de setembro, o 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) realizou embarque com duas aeronaves SH-16 “Seahawk” no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico (A-140), em proveito da comissão “TROPICALEX 2023”.

Durante a comissão, foram realizados voos de Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo (QRPB) noturno e diurno, exercícios de Guerra Antissubmarino (Anti-Submarine Warfare – ASW) diurno e noturno, exercícios de “Trânsito sobre Múltiplas Ameças” com emprego das aeronaves na Guerra Antissuperfície (Anti-Surface Warfare – ASuW) e exercício de simulação de Evacuação Aeromédica (EVAM) junto à Fragata Constituição (F-42).

Ressalta-se que, pela primeira vez, a aeronave SH-16 Seahawk realizou um voo ASW noturno assistido por Óculos de Visão Noturna (OVN) a partir do A-140 e, também de forma inédita, um pouso no arquipélago de Abrolhos.

A referida comissão contribuiu para qualificação e requalificação de três pilotos em pouso a bordo diurno e dois pilotos em pouso a bordo noturno assistido por OVN. Nos diversos exercícios operativos em que as aeronaves foram utilizadas, evidenciou-se a versatilidade do SH-16 em cumprimento das tarefas atribuídas.

Imagem: Marinha do Brasil

Ainda durante a TROPICALEX 2023, o 1° Esquadrão de Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1) empregou sua aeronave remotamente pilotada RQ-1 ScanEagle para realização de Operações de Esclarecimento no Teatro de Operações (TO). As imagens e as informações obtidas eram transmitidas em tempo real para o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, contribuindo para a compilação do quadro tático e para a elevação da consciência situacional da Força.

O exercício, conduzido também no período noturno, representou importante marco para o Esquadrão, por se tratar de sua primeira operação realizada em conjunto com outros meios da Esquadra.

Informações da Marinha do Brasil

Leia mais:

Sair da versão mobile