Veja como funciona o lançamento aéreo de donativos no Rio Grande do Sul pelo Exército e Força Aérea

Imagem: Sargento Müller Marin/FAB

O apoio do Exército Brasileiro (EB) às vítimas fortes chuvas que ocorreram na região sul do Brasil foi fundamental. Para levar suprimentos às áreas mais isoladas e de difícil acesso, o Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimentos pelo Ar (B DOMPSA) realizou uma série de lançamentos aéreos de cargas. Ao todo, 24 toneladas de donativos foram lançadas a partir de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), em seis lançamentos.

As cargas foram lançadas entre 9 de maio e 7 de junho, recebidas em terra por uma equipe do Batalhão. As cargas foram entregues em Charqueada, São Jerônimo, Ivorá, Arroio do Meio, Muçum e Pelotas, locais onde a população e as tropas precisam de ajuda imediata. Nesses casos, o lançamento aéreo tem sido a melhor alternativa para a entrega de suprimentos essenciais. 

O Comandante do B DOMPSA, Coronel Ferreira, comentou que o trabalho para levar ajuda aos necessitados é incansável. “O Batalhão foi acionado e em menos de 48 horas se deslocou rapidamente para o Sul, demonstrando a capacidade de resposta imediata do Comando Militar do Leste e da Brigada de Infantaria Pára-quedista”, concluiu.

O lançamento aéreo de donativos em regiões isoladas do Rio Grande do Sul reafirma o compromisso do Exército Brasileiro de auxiliar a população que enfrenta situações de emergência, em ação conjunta com militares, policiais, agentes e voluntários civis. 

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias