Início Variedades

Veja como o “domo de ferro” defende o aeroporto de Israel contra mísseis enquanto o avião pousa

O Aeroporto Internacional Ben Gurion de Tel Aviv, em Israel, está enfrentando um momento de instabilidade devido ao conflito com grupos terroristas e a ameaça constante de foguetes. Enquanto diversas companhias aéreas suspenderam suas operações no local, outras seguem operando com quase toda a sua programação diária.

No entanto, às vezes, as aeronaves precisam seguir rumos não planejados ou desviar durante a aproximação do aeroporto, enquanto foguetes e mísseis são interceptados pelo sistema de defesa antimísseis de Israel, conhecido como Iron Dome ou “Domo de Ferro”.

Apesar do perigo constante, o aeroporto de Tel Aviv permanece aberto e operando devido às medidas de segurança adotadas. O controle de tráfego aéreo desvia as aeronaves das zonas de conflito e os voos carregam combustível extra para garantir a segurança em caso de desvios ou espera em uma área segura.

Enquanto isso, a El Al, companhia aérea de bandeira, trabalha em colaboração com as Forças de Defesa de Israel (IDF) e recebe alertas em tempo real sobre possíveis ameaças de segurança.

Nesse contexto, o Wall Street Journal publicou um explicativo sobre como o aeroporto de Tel Aviv continua funcionando mesmo em meio ao conflito e sendo alvo de ataques do Hamas. O vídeo pode ser visto abaixo.

Nele, os jornalistas explicam como controle de tráfego aéreo adota medidas de segurança para evitar a rota onde as baterias antimísseis são acionadas para destruir os projéteis lançados na direção do território israelense. A taxa de sucesso do Iron Dome é tão grande que a maioria das atividades do dia-a-dia não são interrompidas, mesmo sob ataque terrorista.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile