Veja imagens da chegada de aeronaves da FAB ao Chile para exercício militar

Imagem: Força Aérea do Chile

Para participar de um dos mais importantes treinamentos da América do Sul, o Exercício Aéreo Combinado “Salitre 2022”, militares da Força Aérea Brasileira (FAB) chegaram, no último sábado (8), à Base Aérea Cerro Moreno da 5ª Brigada Aérea, em Antofagasta, no Chile.

De acordo com a Força Aérea do Chile, a delegação é composta por um grupo misto de 75 Aviadores Militares, seis caças F-5M Tiger II do Esquadrão Pampa do 1º/14º Grupo de Aviação, atribuídos ao 1º Grupo de Aviação de Caça; e aeronaves de transporte KC-30 (A330-200) e KC-390 Millennium do 1º/1º Grupo de Transporte, atribuídas ao 1º Grupo de Transporte de Tropas.

Conforme informado pelo AEROIN, durante o deslocamento entre Canoas, no Rio Grande do Sul, e o destino chileno, caças F-5M participantes do treinamento voaram junto ao Embraer KC-390 e foram reabastecidos em voo.

A delegação brasileira integrará a Fase de Execução do Exercício que se inicia hoje (10) e se estende até o dia 21 de outubro. Esta etapa inclui a Subfase de Familiarização, entre 10 e 13, que permitirá aos pilotos conhecer a área e os procedimentos locais. 

Imagem: Força Aérea do Chile

Em seguida, entre os dias 14 e 21, acontecerá a Subfase Live Exercise (LIVEX), onde as tripulações utilizarão os meios aéreos em uma situação fictícia que busca aumentar a interoperabilidade das Forças Aéreas participantes, por meio da prática de procedimentos comuns sob os regulamentos da OTAN.

O Salitre 2022 reflete o trabalho permanente e qualificado de cada um dos integrantes das Forças Aéreas que participam. Neste caso, com ativos aéreos da Argentina, Brasil e Chile em treinamento combinado, cujo planejamento, coordenação e desenvolvimento está a cargo da Força Aérea Chilena, permitindo assim a troca de experiências e conhecimentos das tripulações participantes deste exercício.  

Imagem: Força Aérea do Chile
Imagem: Força Aérea do Chile
Imagem: Força Aérea do Chile
Imagem: Força Aérea do Chile

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias