A ocorrência desse domingo, 9 de outubro, no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, chamou atenção não apenas pela própria saída de pista sofrida pela jato executivo Learjet 75, mas também pelo vídeo do momento do pouso, em que o avião é visto passando em elevada velocidade e emitindo grande quantidade de fumaça de seus pneus (a gravação pode ser vista novamente neste link).
Diante disso, o canal Golf Oscar Romeo, proprietário da câmera que captou o momento, preparou um vídeo que mostra cenas comparativas entre as velocidades do Learjet e de outros aviões que pousam ou decolam em Congonhas.
Como se nota na gravação acima, chama atenção o fato de a velocidade do Learjet ser muito mais próxima de um avião decolando do que dos que pousam (um dos aviões da Latam é visto partindo nas comparações).
Segundo um áudio compartilhado em grupos de aviação e que seria do piloto do jato executivo comentando sobre a ocorrência, ele teria enfrentado uma falha de freios e reversos ao pousar, e então optado por acionar o sistema de frenagem emergencial da aeronave.
Tal explicação é condizente com a cena do Learjet 75 em alta velocidade no trecho final da pista e emitindo fumaça de seus pneus, porém, antes que se faça qualquer suposição ou julgamento sobre a ocorrência, é necessário aguardar até que as autoridades competentes realizem a coleta de dados, de evidências e de testemunho do piloto para investigação e determinação de como tudo aconteceu.