Vento de 156 km/h levanta avião Antonov An-12 e o deixa com a cauda no chão

Fortes rajadas de vento e trovoadas no aeroporto de Houston, no Texas (EUA), criaram o ambiente “ideal” para que uma aeronave Antonov An-12 da empresa ucraniana Cavok Air perdesse a estabilidade no solo e batesse com a cauda no chão do pátio. O caso foi registrado no dia 21 de junho, última quarta-feira.

O incidente foi registrado em foto por Chris Woods, e compartilhado no Twitter. Autoridades dizem que os ventos atingiram rajadas de até 97 milhas por hora, ou o equivalente a 156 km/h, suficientes para mover o cargueiro, que estaria vazio no momento do incidente.

A aeronave havia aterrissado no mesmo dia de St. Johns, no Canadá, e seu registro é UR-CEZ. A aeronave estava parada há 13 dias em St. Johns, de onde chegou de Fort de France via Bermuda.

A movimentação no Aeroporto Intercontinental George Bush foi interrompida por cerca de duas horas. O tráfego aéreo só pôde ser retomado após as 23h30 e vários voos tiveram que ser desviados para outros aeroportos.

A Cavok Air é uma das empresas ucranianas contratadas para realizar fretamentos de carga entre os EUA e Guam, no entanto, não há informações disponíveis sobre se era essa a missão que a aeronave cumpria no dia do incidente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias