Início Aviação Militar

Versão do avião chinês Xian Y-20U equipada com novos motores foi avistada

Uma versão do reabastecedor chinês Xian Y-20U, equipada com novos motores, foi avistada, enquanto Pequim busca melhorar suas capacidades de reabastecimento ar-ar.

Imagens compartilhadas na rede social chinesa Weibo mostram o Y-20U com o que parecem ser quatro motores Shenyang WS-20, substituindo os motores Soloviev D-30KP2 que alimentam os Y-20 e Y-20U.

Essa versão remodelada é alternativamente chamada YY-20B. As imagens são notáveis porque a aeronave possui marcas da Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF). No entanto, não está claro se a aeronave está em serviço ativo.

O avião possui um pod sob cada asa para reabastecimento utilizando mangueiras e drogues. No entanto, falta o pod de reabastecimento de linha central observado nos modelos anteriores do Y-20U.

Com o aumento da relação de desvio do WS-20, espera-se que o Y-20U com os motores atualizados tenha uma maior resistência e capacidade de reabastecimento.

O WS-20 provavelmente se tornará a principal planta motriz do Y-20 e de suas várias variantes, incluindo o reabastecedor e uma possível versão de alerta antecipado e controle aerotransportados.

Em seu relatório anual ao Congresso dos Estados Unidos sobre os desenvolvimentos militares chineses, o Pentágono afirmou que a frota Y-20 melhorará a capacidade da PLAAF de operar além da primeira cadeia de ilhas, uma série de nações insulares que circundam os mares adjacentes à China.

Em relação às notícias separadas, surgiram também imagens sugerindo que o mais novo porta-aviões da China, o CNS Fujian, começou a realizar testes para seu sistema de lançamento eletromagnético de aeronaves (EMALS).

O EMALS permitirá que o Fujian, com 80.000 toneladas, lance aeronaves com cargas úteis mais pesadas em comparação com os dois porta-aviões em serviço atualmente na China, o CNS Liaoning e Shandong, que utilizam uma rampa de salto de esqui para lançar aeronaves.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile