Viagem de Uber de 7 horas e voos estranhos lançam suspeita sobre mulher em aeroporto britânico

Imagem: Paul Schmid, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Uma mulher canadense foi detida no Aeroporto de Glasgow, na Escócia, por suspeita de tentar traficar Cannabis no valor de £110.000 para o Reino Unido depois que os agentes aduaneiros suspeitaram quando ela disse que iria pegar um Uber até Londres, distante cerca de 7 horas de carro, após ter chegado no Reino Unido de um voo igualmente incomum.

Alisha Penney, de 22 anos, foi presa sob suspeita de tentar contrabandear 17,20 kg de Cannabis no dia 5 de fevereiro e ainda está presa sob prisão preventiva enquanto o processo continua.

O que chamou a atenção é que, para chegar a Glasgow, Penny voou primeiro de Toronto para Frankfurt antes de embarcar num segundo avião para a cidade escocesa, em aeronave da Lufthansa.

Essa viagem, que poderia ter sido feita num voo direto ou com conexão mais curta, chamou a atenção da Força de Fronteira do Reino Unido desconfiada. Com isso, a mulher foi encaminhada para averiguação.

Penney disse aos agentes aduaneiros que ficaria no Reino Unido por seis dias e planejava visitar a sua família em Londres. Quando lhe perguntaram como pretendia chegar a Londres, ela disse que iria pegar um Uber para a viagem de 7 horas.

A Uber estima que a tarifa poderia custar até 800 libras (ou R$ 4.500). Pressonada, Penney disse então aos funcionários aduaneiros que um estranho lhe tinha dado uma bolsa no Aeroporto de Toronto para trazê-la. Quando interrogada, admitiu que poderia haver “erva” no saco, mas disse que não tinha conhecimento de nada na sua bagagem que fosse proibido no Reino Unido.

No interior do saco, os serviços aduaneiros encontraram 35 embalagens seladas contendo Cannabis com um peso total de 17,20 kg. Os funcionários estimam que a Cannabis poderia ter um valor de rua de 110.500 libras.

Como se trata de crime no Reino Unido, a mulher foi detida.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aviação agrícola será abordada em palestra do vice-presidente do Sindag na...

0
Em sua 29ª edição, a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação começou nesta segunda-feira, 29 de abril, e segue até