Início Vídeos

Vídeo mostra operação única de avião conhecido como “Jumbolino” durante passagem pelo Brasil

Imagem do Plane Spotter HD Curitiba

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, localizado na Grande Curitiba, no Paraná, recebeu pela primeira vez a rara aeronave British Aerospace Bae-146 RJ70 / Avro RJ70. Registrada sob a matrícula CP-3106, o avião é de propriedade da Empresa Pública de Transporte Aéreo Militar, conhecida como TAM, e foi fabricado em 1996.

Com capacidade para 70 assentos, o modelo conquistou popularidade no meio aeronáutico, onde ganhou o apelido “Jumbolino”, uma referência carinhosa ao seu design quadrimotor, semelhante ao icônico Jumbo Jet original, o Boeing 747. O apelido teria sido cunhado por pilotos da antiga companhia suíça Crossair, agregando um toque de nostalgia e respeito à história da aviação.

A missão especial que trouxe a aeronave ao Aeroporto Afonso Pena foi o transporte da equipe de futebol do Bolívar ao Brasil. A equipe enfrentou o Athlético Paranaense e conseguiu sua vaga nas quartas de final na Copa Libertadores da América.

Conforme programação adiantada pelo AEROIN, a aeronave, que realizou o voo não-regular, decolou de Santa Cruz de La Sierra e chegou, no último domingo (6), em Curitiba. Já sua partida ocorreu na última quarta-feira (9), um dia após a partida de futebol.

As imagens da operação de chegada e também sua partida no Aeroporto Internacional Afonso Pena foram registradas pelo Canal no YouTube Plane Spotter HD Curitiba, proporcionando um vislumbre único para entusiastas da aviação. Veja ao longo desta publicação os dois players com a chegada e a partida do quadrimotor.

A Empresa Pública de Transporte Aéreo Militar – TAM tem vínculos estatais e oferece serviços não-regulares de transporte de passageiros, sobretudo a regiões onde outras empresas aéreas não voam, garantindo a integração regional no país andino.

O Bae 146 é um avião comercial de tamanho médio, fabricado até 2002. O avião tem capacidades de decolagem e pouso curtos (STOL) e operação silenciosa. É o único jato comercial de passageiros com quatro motores a jato turbofan em uma asa acoplada ao topo da fuselagem.

Leia mais:

Sair da versão mobile