Visita de Macron pode surtir efeito com possível pedido de 100 aviões Airbus por empresas chinesas

Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

O processo de negociação de uma venda expressiva de aeronaves Airbus A330neo para a China, candidata-se a ser uma das transações mais significativas na indústria aeroespacial do momento, conforme relatado pela Bloomberg na semana passada.

As principais companhias aéreas chinesas estariam cogitando a aquisição de mais de 100 unidades do modelo aprimorado A330neo com a Airbus. Embora os detalhes da transação ainda estejam sendo discutidos e sua confirmação permaneça incerta, as informações foram confirmadas por fontes próximas ao assunto.

Frente ao relatório Bloomberg, a Airbus declinou-se a comentar sobre sua potencial negociação com os chineses, mantendo a cautela em relação a discussões confidenciais que talvez estejam acontecendo com seus clientes.

Como publicado no Yahoo!, as especulações em torno da negociação vieram à tona após encontro entre o presidente chinês Xi Jinping e o presidente francês Emmanuel Macron, que ocorreu no mês passado.

No começo de abril, a Reuters reportou que a Airbus, sediada na França, estaria em fase inicial de conversação sobre a possível encomenda da China, que detém a posição de segundo maior mercado de aviação do mundo.

A fabricante europeia de aviões prevê que o tráfego chinês cresça em 5,3% anualmente ao longo das próximas duas décadas, ultrapassando uma média global de 3,6%. Em abril do último ano, a Airbus concordou em estabelecer a segunda linha de montagem para a sua família de aeronaves de corredor único A320neo no país, como resultado de uma visita de estado feita por Macron.

No passado, as encomendas de jatos feitas pela China têm se dividido equitativamente entre Airbus e Boeing, contudo os negócios com a fabricante norte-americana, Boeing, têm decrescido significantemente em anos recentes devido a tensões políticas e comerciais.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias