Voe Xap tem apenas 30 dias para finalizar obras em Chapecó (SC)

Check-in da Azul no novo terminal do aeroporto de Chapecó (SC) – Imagem: Divulgação

Após a entrega da primeira fase do aeroporto Serafin Enoss Bertaso, em Chapecó (SC), no dia 21 de novembro e o atraso da entrega da segunda fase, prevista para o dia 20 de dezembro, assim como informado anteriormente pelo AEROIN, a Prefeitura da cidade deu uma espécie de “ultimato” para a empresa contratada, a Concessionária Voe Xap, empresa do Grupo Socicam finalize as obras no terminal.

Segundo informações do site ND Mais, o executivo municipal deu 30 dias para que a gestora do aeroporto conclua as obras de ampliação do terminal da cidade. A ordem foi oficializada por meio de uma portaria, publicada na última quinta-feira, dia 15, pelo prefeito João Rodrigues (PSD). Além da conclusão das obras, a portaria pede para que a Voe Xap comprove que foram realizados os investimentos previstos para os dois primeiros anos de contrato.

O prefeito de Chapecó afirma que a medida do “ultimato” foi tomada após 17 relatórios de fiscalização das obras, que acompanharam mensalmente o andamento dessas construções e melhorias, apontarem atrasos no cronograma de execução acordado em contrato, entre outras irregularidades. Além disso, o prefeito afirma que foi comprovado prejuízo ao interesse público devido a um possível transtorno causado pelas obras aos passageiros, o que também resultou em um pedido do Ministério Público (MP) para que a prefeitura tomasse medidas sobre o caso.

Ausências na obra observadas pelo prefeito

Para o site, o prefeito João apontou alguns processos que observou que ainda não foram realizados no aeroporto além da entrega das obras, como a elaboração e aprovação junto a ANAC de Estudo Aeronáutico, construção de duas ilhas de concreto no Pátio de Aeronaves 1, implantação de sinalização vertical, instalação e homologação do PAPI (Precision Approach Path Indicator – em português: Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), elaboração e aprovação de proc. RNAV para a cabeceira 29, regularização da faixa de pista e drenagens- Equipamentos obrigatórios: Máquinas, equipamentos, mobiliário e equipamentos obrigatórios: informática, veículos.- Implantação do Terminal de Carga Aérea.

O não cumprimento da portaria pela concessionária acarretará a instauração de processo administrativo para rescisão da concessão por não cumprimento de contrato”, aponta Rodrigues.

Versão da Concessionaria

Em nota, a Voe Xap, afirmou que as obras do aeroporto estão em processo de finalização e serão concluídas dentro do prazo acertado: A Concessionária Voe Xap informa que as obras do Aeroporto de Chapecó estão em fase final e serão concluídas antes do prazo estabelecido pela Prefeitura do município em notificação divulgada na última quinta-feira (15).

A primeira etapa, que compreende Sala de Embarque, Canal de Inspeção, novos sanitários e parte do saguão, já está disponível desde o mês de novembro, possibilitando mais comodidade aos usuários. A Voe Xap esclarece que está trabalhando de forma ininterrupta e comprometida para entregar um Aeroporto de Chapecó totalmente requalificado, à altura da expectativa da comunidade regional.

Leia também:

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e fez participações especiais na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias