Início Empresas Aéreas

Voepass teve serviço de ground handling suspenso por inadimplência

Avião ATR 72 VoePass Passaredo
Imagem: Voepass

A Voepass, antiga Passaredo, completou um mês sem os serviços de handling da dnata, empresa do grupo Emirates, que suspendeu o contrato por falta de pagamento. Documentos enviados ao AEROIN demonstram que a empresa aérea regional baseada em Ribeirão Preto tem sido cobrada pela inadimplência desde o início deste ano.

A dnata é uma das maiores empresas de handling do mundo, com serviço de carregamento e descarregamento de aeronaves, limpeza, catering (serviço de bordo), processamento de bagagem e carga, rebocagem de aviões e outros. Ela é uma subsidiária da companhia aérea Emirates.

No Brasil, a empresa chegou tem poucos anos, mas tem promovido uma forte expansão com aquisição e abertura de filiais em vários aeroportos. Em Guarulhos, Fortaleza, Natal, Juazeiro do Norte e Salvador ela tinha contrato para a atendimento de aeronaves da Voepass, mas desde 17 de fevereiro está suspenso.

O débito da Voepass com a dnata é da ordem de R$ 650 mil reais, e mesmo com a empresa de handling dando a oportunidade de pagamento semanal de R$120 mil para não descontinuar os serviços, a companhia aérea não o fez, resultando no fim do contrato.

Pessoas próximas da operação da Voepass no Nordeste, relataram ao AEROIN que na maioria das cidades o contrato foi trocado por uma empresa menor, mas que não inclui, por exemplo, o serviço de pushback, que é quando a aeronave é empurrada por um trator para fora do portão de embarque a fim de iniciar o táxi.

Nestes casos, como em Fortaleza, o ATR da Voepass está estacionando um pouco antes do ponto ideal e fazendo a saída dali com motor ligado e por meios próprios, realizando uma curva no pátio. Já em outros aeroportos, alguns funcionários de solo da Voepass estariam ajudando no serviço de handling, algo que não acontece em outras companhias aéreas.

Entramos em contato com a companhia aérea que nos enviou a seguinte nota:

A VOEPASS Linhas Aéreas informa que, visando o aprimoramento de seus serviços, tem implementado ações junto a seus parceiros de Ground Handling, incluindo novos acordos e fornecedores.

A iniciativa gerou discordâncias na relação comercial com a dnata (RM Serviços Auxiliares), levando a companhia a descontinuar com os serviços da empresa. Entretanto, a Voepass seguiu normalmente com suas operações, agora atendidas por serviço próprio ou de novos parceiros de mercado nas localidades de GRU, SSA, FOR, NAT e JDO, sem qualquer intercorrência, impacto ou deterioração dos serviços aos usuários.

A Voepass reconhece a seriedade do trabalho realizado pela dnata e mantém ativa a relação comercial, na qual dnata participa, inclusive, do processo de escolha de novos fornecedores, realizado pela companhia. A Voepass está apurando eventual débito existente com a dnata, em face da aplicação de todos os termos do contrato.

Sair da versão mobile