Volocopter realiza os primeiros voos de uma aeronave eVTOL em espaço aéreo da Arábia Saudita

Imagem: Volocopter

A NEOM, empresa de desenvolvimento regional inteligente e sustentável no noroeste da Arábia Saudita, e a alemã Volocopter, especializada em mobilidade aérea urbana (UAM), anunciaram ontem, 21 de junho, a conclusão bem-sucedida de uma série de voos de teste de táxi voador.

Segundo a Volocopter, isso marca a primeira vez que uma aeronave elétrica de decolagem e pouso na vertical (eVTOL) recebe uma autorização de voo especial e realiza voos de teste no Reino da Arábia Saudita.

A campanha de teste de voo, que durou mais de uma semana, foi construída em 18 meses de colaboração entre a NEOM, a Autoridade Geral de Aviação Civil da Arábia Saudita (GACA) e a Volocopter, com o objetivo de implementar e dimensionar um ecossistema UAM elétrico.

A campanha de teste concentrou-se no desempenho de voo da aeronave Volocopter no clima local e nas condições ambientais, além de testar sua integração no sistema de gerenciamento de tráfego (UTM) local para o sistema de aeronaves não tripuladas.

Imagem: Volocopter

Em 2021, a NEOM e a Volocopter fundaram uma joint venture para escalar a mobilidade aérea avançada, posicionando a NEOM como um laboratório global e colaborativo para o futuro do transporte.

No sistema de mobilidade multimodal inteligente e sustentável da NEOM, os eVTOLs da Volocopter serão usados ​​em uma variedade de funções, inclusive como táxis aéreos e veículos de resposta a emergências, pois são mais silenciosos, mais facilmente adaptáveis ​​e mais baratos de operar do que os helicópteros frequentemente empregados hoje.

Eles têm uma pegada de infraestrutura terrestre menor, menos restrições operacionais e empregam recursos inteligentes e autônomos que garantem segurança e relevância sustentada em contextos futuros.

A Volocopter espera obter a certificação de tipo para sua aeronave eVTOL VoloCity em 2024, permitindo futuras operações comerciais. A fabricante anunciou recentemente o início da produção em série do VoloCity em suas instalações em Bruchsal, na Alemanha, com capacidade para entregar mais de 50 aeronaves por ano.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias