
Um passageiro foi retirado de um voo da LATAM após uma discussão envolvendo a ocupação de seu assento e o armazenamento de bagagens na cabine. O caso, relatado pela comunicadora Jess Peixoto em seu perfil no Instagram, terminou com a intervenção da Polícia Federal.
Segundo o relato, o voo já estava atrasado e a aeronave Airbus A319 estava cheia. Durante o embarque, o passageiro encontrou uma mulher ocupando seu assento. Ela estava viajando acompanhada da mãe idosa e havia se confundido com a numeração: seu lugar era na fileira 6, mas ela havia se sentado na fileira 5. Após ser informada sobre o equívoco, a passageira trocou imediatamente de lugar.
Como o passageiro havia chegado ao portão no fim do processo de embarque, não havia mais espaço disponível nos compartimentos superiores próximos ao seu assento. Diante disso, segundo Jess, ele teria começado a retirar as malas de outros passageiros para acomodar as próprias bagagens.
Uma comissária interveio e explicou que ele não poderia retirar os pertences de outros passageiros. A orientação, porém, teria provocado uma discussão, com o passageiro reagindo de maneira considerada grosseira pela tripulação e pelos demais passageiros.
Com a situação escalando, a tripulação acionou a Polícia Federal. Um agente entrou na aeronave e solicitou que o passageiro desembarcasse para conversar e tentar solucionar o problema fora do avião. Ele se recusou a sair do lugar e, conforme vídeo publicado, argumentou que “sou Black Signature”, numa tentativa de intimidar os presentes por ter um status maior no programa LATAM Pass.
Prontamente, ele foi rebatido por outro passageiro, que estava em outra fileira e disse: “eu também sou Black e não tô reclamando de nada”.
O policial então teria explicado que, caso o passageiro não saísse voluntariamente, poderia ser necessário retirar todos os passageiros da aeronave para que o procedimento fosse realizado. Ainda segundo Jess, o homem respondeu que a Polícia Federal poderia retirar todos os passageiros, mas que ele não deixaria a aeronave.
O episódio provocou reação dos demais passageiros, que passaram a demonstrar insatisfação com a situação. Para Jess, a revolta estava relacionada principalmente à escolha do passageiro de manter o impasse mesmo diante da possibilidade de resolver a situação fora da aeronave, potencialmente prejudicando todos os demais ocupantes do voo.
A passageira também relatou que a mulher que havia ocupado o assento errado ficou chorando e pedindo desculpas durante a confusão.
Segundo informações publicadas posteriormente pela passageira, o homem continuou se recusando a sair da aeronave mesmo após a ordem vinda tanto da PF quanto do comandante, autoridade máxima dentro do avião. Com isso, todos os passageiros precisaram desembarcar para que, então, mais policiais chegassem e retirassem o homem à força.
Na publicação, não foi informado o voo, mas, considerando o dia, o horário e o modelo de aeronave, possivelmente o caso aconteceu a bordo do voo LA3821, operado pelo A319 de matrícula PR-MBN, de Curitiba para São Paulo/Congonhas. Este voo estava programado para decolar às 20h00 deste domingo, 9 de agosto, porém a aeronave tinha pousado às 19h57 no Aeroporto Afonso Pena, e logo já estava com um atraso por causa da etapa anterior, mas considerando o tempo médio de solo (Turnaround Time) de 40 minutos, não decolaria muito depois das 20h40.
Porém este voo só decolou para SP às 21h47, pousando às 22h31 na capital paulista, faltando pouco menos de meia-hora para o fechamento do aeroporto de Congonhas. Ainda não está claro se o passageiro que arrumou a confusão seguiu no mesmo voo ou foi realocado em outro voo ou teve o embarque de fato negado pela companhia.





