Voo da United não pôde sobrevoar Israel e teve que ser desviado para o Canadá

Um Boeing 777 da United Airlines precisou ser desviado para um aeroporto canadense após ter que fazer um desvio não previsto próximo a Israel.

O voo UA163 é o único feito por uma companhia aérea americana de Dubai para os EUA, conectando a cidade árabe com o Aeroporto de Newark em New Jersey, ao lado de Nova York.

Normalmente, o voo sai dos Emirados Árabes Unidos, segue pela Arábia Saudita até a fronteira oeste com o sul da Jordânia, porém o deste domingo (26) tinha um plano aprovado para sobrevoar a Jordânia e Israel, mas precisou dar voltas e desviar.

Dados da plataforma RadarBox apontam que o Boeing 777-200ER deu ao menos 2 voltas dentro do espaço aéreo jordaniano antes de seguir para o sul, passando para o Egito pelo Golfo de Aqaba, próximo do Mar Vermelho.

O horário do desvio coincide com o lançamento de foguetes do grupo terrorista Hamas contra Israel, sendo o primeiro ataque deste tipo em 4 meses, após um certo avanço nas negociações e diminuição do poder dos terroristas com vários ataques consecutivos feitos pelo exército israelense.

Os foguetes não feriram nenhum civil, mas alguns deles chegaram a atingir algumas estruturas em Israel, o que provocou a suspensão dos voos na região por um breve período, fazendo com que o 777 desse a volta.

Com esta volta, o Boeing não teria combustível suficiente para chegar a Newark com segurança, e acabou pousando em Halifax, no leste do Canadá, onde reabasteceu e seguiu para os EUA, onde pousou 2 horas após o horário agendado.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias