Início Variedades

Voo de avião VIP do governo russo com destino a Nova Iorque foi visto por milhares no radar

Foto por Dmitry Terekhov, CC, via Flickr

Um voo do Ilyushin Il-96-300 VIP, de matrícula RA-96023, a serviço do governo do russo, foi o mais visto nas ferramentas de rastreamento de voos neste domingo, 23 de abril, informou a plataforma de rastreamento de voos FlightRadar24 em um tuite.

A aeronave decolou de Moscou e fez um voo direto até Nova Iorque, seguindo uma autorização especial, já que a Rússia será responsável por comandar a reunião do Conselho de Segurança da ONU.

O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, que estava a bordo do voo, criticou duramente os Estados Unidos por negar vistos de entrada a jornalistas russos que o acompanhariam na visita à sede das Nações Unidas. Lavrov disse que a Rússia “não perdoará” isso.

A Rússia assumiu a presidência do Conselho de Segurança de 15 membros em abril, apesar da ofensiva na Ucrânia. O ministro disse que o país que se autodenomina o “mais forte, inteligente, livre e justo” se acovardou mostrando o “valor de suas garantias solenes sobre a liberdade de expressão”, relatou a AFP.

O Departamento de Estado dos EUA afirmou que rotineiramente emite vistos aos russos para eventos da ONU, porém destacou preocupações de longa data sobre as restrições de pessoal na embaixada dos EUA em Moscou. Um porta-voz do Departamento de Estado destacou ainda que é “especialmente importante” apresentar os pedidos de visto russo com máxima antecedência, devido às ações injustificadas da Rússia contra a embaixada americana na Rússia.

Enfim, são sinais da nova ordem mundial que o mundo vive, onde a tendência de globalização é trocada por uma polarização. Em outras ocasiões, o voo de um Il-96-300 russo não chamaria tanta atenção do público em geral.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile