Voo de carga para Manaus com exótico avião Antonov também fará escala em Belém

Além de Manaus, a cidade de Belém do Pará também será parte do roteiro do exótico e raro avião Antonov AN-12 da empresa ucraniana Meridian Limited. Segundo informações, a aeronave trará do Reino Unido um maquinário para uma indústria localizada na Zona Franca de Manaus.

A passagem por Belém tornou-se conhecida com a divulgação dos horários do voo, que deverão seguir essa programação:

29 DE NOVEMBRO – a aeronave decola de Birmingham e faz paradas em Agadir (Marrocos) e na Ilha do Sal (Cabo Verde), antes de prosseguir para Belém.

30 DE NOVEMBRO – com o número de voo MEM-3082, a avião tem chegada prevista em Belém às 21h30. Na mesma noite, após reabastecimento, a aeronave decola às 23h rumo à Manaus, onde chega às 1h da madrugada do dia seguinte.

1 DE DEZEMBRO – às 13h, a aeronave decola de Manaus em seu roteiro de volta, pousando em Belém por volta das 16h. Às 18h30 decola para a Ilha do Sal.

Foto de Jakob Dahlgaard Kristensen via Wikimedia

O Antonov 12

A aeronave Antonov AN-12 remonta da era soviética e está equipada com quatro motores turboélices Ivchenko AI-20M, que geram um ruído inconfundível e que pode ser reconhecido a quilômetros de distância. Com capacidade de levar até 20 toneladas, esse modelo de aeronave é sobretudo operado por países do leste europeu e países da CEI, e tem servido como um “pau para toda obra”, voando por todo o mundo, como manda a tradição dos robustos aviões da Antonov.

Tripulação: 5 pessoas
Capacidade: 20 Toneladas de carga
Comprimento: 33,1 metros
Envergadura: 38 metros
Altura: 10,53 metros
Velocidade de Cruzeiro: 670 km/h (361 knots, 415 mph)
Altitude máxima de voo: 10.200 metros (33,500 pés)
Peso máximo de decolagem: 61.000 kg
Motores: 4 × Progress AI-20L ou AI-20M turboelices, 4,000 ehp cada

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aeroporto Vitória Terminal

Aeroporto de Vitória e empresas aéreas são notificados após cancelamentos de...

0
O Procon-ES pede esclarecimentos ao aeroporto e aéreas sobre denúncias de cancelamento e atrasos nos voos que partem da capital capixaba.