Voos da Conviasa entre Havana, Bielorrússia e Irã seguem em negociações

Algumas semanas atrás, a notícia foi levantada em alguns meios de comunicação de que o lançamento de voos regulares da Conviasa entre Havana e Minsk era iminente como uma escala para o serviço que segue para Teerã, citando supostas declarações de Vyacheslav Horonekola, diretor do aeroporto no capital da Bielorrússia.

A Aviacionline entrou em contato com a assessoria de imprensa do “Aeroporto Nacional de Minsk” para ampliar o assunto e, embora tenha confirmado que as negociações com a Conviasa estão em andamento desde fevereiro de 2022, esclareceu que ” no momento é prematuro falar sobre a abertura de voos de Minsk para a Venezuela com conexões em Cuba, já que são planos de longo prazo” .

“A mídia em geral enviou esta informação como se o voo fosse iminente, mas na verdade é muito cedo para anunciar isso“, continuaram.

Do aeroporto, eles indicam que para se concretizar, “muitos desafios que dependem das autoridades da Venezuela, Bielorrússia e Cuba devem ser superados” mas que já estão interessados ​​em estabelecer mais voos de longo alcance e continuar trabalhando nisso direção.

Também indicaram que a Belavia, a companhia aérea nacional, reorganizou seus voos entre Minsk e Moscou para oferecer conexões convenientes na capital russa com voos da Conviasa que fazem as rotas Moscou-Porlamar-Caracas e Moscou-Havana-Caracas.

Após o caso do desvio forçado do voo FR-4978 da Ryanair para Minsk, enquanto operava entre Atenas e Vilnius em maio de 2021, para deter um jornalista e ativista que se opunha ao presidente Aleksandr Lukashenko, a conectividade aérea internacional da Bielorrússia com a Europa Ocidental diminuiu gradualmente para receber outro golpe após a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2023.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias