Voos para aeroporto na fronteira russa são suspensos por interferência no GPS

Imagem: ATR Aircraft

A Finnair suspenderá seus voos diários para Tartu, na Estônia, de 29 de abril a 31 de maio, para que uma solução alternativa que não requer um sinal de GPS possa ser implementada no Aeroporto de Tartu.

Os métodos de abordagem atualmente utilizados no Aeroporto de Tartu são baseados em um sinal de GPS. A interferência do GPS, que é bastante comum na área, afeta a usabilidade desse método de abordagem e pode, portanto, impedir que a aeronave se aproxime e aterrisse. Na semana passada, dois voos da Finnair tiveram que retornar a Helsinque após a interferência do GPS impedir a abordagem a Tartu.

A Finnair suspende seus voos para Tartu por um mês, durante o qual o objetivo é construir métodos de abordagem no Aeroporto de Tartu que permitam uma operação segura e tranquila dos voos sem um sinal de GPS.

Os clientes que reservaram voos entre Helsinque e Tartu de 29/04 a 31/05 receberão uma mensagem de cancelamento da Finnair e receberão mais informações sobre suas opções por mensagem de texto e/ou e-mail.

A Finnair é a única companhia aérea que opera voos internacionais para Tartu, com aeronaves turboélice ATR 72-500. A cidade estoniana está a apenas 43 quilômetros da fronteira com a Rússia, e a 270 quilômetros de distância da grande cidade russa de São Petesburgo.

“Lamentamos o inconveniente que a suspensão causa aos nossos clientes. A segurança de voo é sempre nossa principal prioridade, e como a abordagem a Tartu atualmente requer um sinal de GPS, não podemos voar para lá em caso de interferência de GPS,” diz Jari Paajanen, Diretor de Operações da Finnair.

“Os sistemas nas aeronaves da Finnair detectam a interferência do GPS, nossos pilotos estão bem cientes do problema, e as aeronaves possuem outros sistemas de navegação que podem ser usados quando o sistema de GPS está fora de serviço,” diz Paajanen. “A maioria dos aeroportos utiliza métodos de abordagem alternativos, mas alguns aeroportos, como Tartu, utilizam apenas métodos que requerem um sinal de GPS para suportá-los. A interferência do GPS em Tartu nos obriga a suspender voos até que soluções alternativas sejam estabelecidas.”

A interferência do GPS aumentou desde 2022, e os pilotos da Finnair relataram interferência especialmente perto de Kaliningrado, do Mar Báltico, Mar Negro, do Mar Cáspio e do Mediterrâneo Oriental. Tipicamente, a interferência do GPS não afeta rotas de voo ou segurança de voo, já que os pilotos estão bem cientes disso e as aeronaves possuem sistemas alternativos que são utilizados quando o sinal de GPS é interferido.

A Finnair não informou oficialmente, mas as interferências de GPS são provavelmente causadas pela Rússia, que está em guerra contra a Ucrânia desde 2022, e por ter sistema de posicionamento global independente, faz ataques contra a rede americana GPS para tentar impedir o uso dele por tropas ucranianas.

Via Assessoria de Imprensa da Finnair

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias