Washington impõe sanções à empresa russa de leasing aeronáutico VEB-Leasing

Foto de Fedor Leukhin, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA sancionou o banco de desenvolvimento estatal russo VEB Vnesheconombank e suas subsidiárias, incluindo o arrendador de aeronaves VEB-Leasing, em resposta à agressão russa na Ucrânia.

A VEB-Leasing não está entre as maiores empresa do ramo no mundo, mas ainda assim administra 76 aeronaves e tem como clientes empresas de seu país, da China e do Paquistão.

Qualquer entidade financeira americana, localizada nos EUA ou no exterior, só pode se envolver em negócios com quaisquer entidades e indivíduos sancionados após receber autorização expressa da administração.

O Tesouro dos EUA impôs sanções à Rússia em resposta ao reconhecimento da República Popular de Donetsk e da República Popular de Luhansk, duas entidades separatistas patrocinadas pela Rússia no leste da Ucrânia, como estados independentes, no entanto, novos bloqueios devem ser colocados após a invasão total desta quinta-feira (24).

“Continuamos monitorando as ações da Rússia e, se ela invadir ainda mais a Ucrânia, os Estados Unidos imporão rapidamente sanções econômicas expansivas que terão um impacto severo e duradouro na economia da Rússia“, disse ontem a secretária do Tesouro, Janet Yellen.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias