Wisk lança atualização do Conceito de Operações para a mobilidade aérea urbana não tripulada

Aeronova elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL) – Imagem: Wisk Aero, via YouTube

A Wisk Aero, empresa estadunidense de Mobilidade Aérea Avançada (AAM), informou nesta semana que lançou uma atualização para seu “ConOps for Urban Air Mobility“, o Conceito de Operações (ConOps) lançado anteriormente para Mobilidade Aérea Urbana Não Tripulada (UAM), desenvolvido em conjunto com a The Boeing Company.

O ConOps define uma abordagem para a transição do voo tripulado para o não tripulado e fornece um modelo para operações de mobilidade aérea urbana (UAM) sem tripulação e transporte de passageiros usando aeronaves elétricas altamente automatizadas.

O documento atualizado descreve uma visão de alto nível, em paralelo com um documento detalhado, com recomendações tecnológicas, regulatórias e sociais para ajudar a tornar uma realidade segura a UAM não tripulada.

A Wisk explica que as atualizações incorporam o feedback das partes interessadas da indústria e do governo e refletem as mudanças para se alinhar com o recém-publicado UAM ConOps v2.0 da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

O documento visa o início seguro de operações de passageiros UAM não tripulados no Sistema Nacional do Espaço Aéreo dos Estados Unidos até o final desta década, ao mesmo tempo que fornece um trampolim para a meta de transição para operações de alto rendimento nos anos seguintes. Ele descreve os principais princípios e premissas para aeronaves UAM, o ambiente operacional e as operações normais que dependem principalmente dos conceitos existentes de gerenciamento de tráfego.

“Este ConOps define nossa visão para operações autônomas de mobilidade aérea avançada e a adição de aeronaves não tripuladas ao atual ecossistema de aviação. Ele descreve nossa abordagem para aeronaves, supervisores baseados em terra, infraestrutura, integração do espaço aéreo e muito mais, e fornece um modelo para voos seguros, diários e autônomos”, disse Brian Yutko, CEO da Wisk.

Segundo a fabricante, o ConOps for Urban Air Mobility é o culminar de estudos realizados por especialistas da Boeing, Wisk, Aurora Flight Sciences, Skygrid e outras afiliadas do setor. A Wisk e Boeing lançaram seus ConOps iniciais em setembro de 2022, e a versão mais recente pode ser baixada através deste link.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.