Início Empresas Aéreas

ZeroAvia assina parceria com a Japan Airlines para implantar voos elétricos a hidrogênio no Japão

Imagem: ZeroAvia

A ZeroAvia, fabricante britânica/americana que desenvolve aeronaves elétricas movidas a hidrogênio, anunciou que assinou um memorando de entendimento com a companhia aérea Japan Airlines (JAL) e com a JAL Engineering Company (JALEC) para explorarem o desenvolvimento de motores elétricos a hidrogênio para operações de voo limpas em rotas regionais no Japão.

Em todo o seu grupo de empresas, a JAL opera mais de 50 aeronaves de classe regional. Como parte do acordo, a Japan Airlines e a ZeroAvia colaborarão na avaliação de parâmetros operacionais para modernização de aeronaves elétricas a hidrogênio para rotas existentes e futuras, bem como na definição de caminhos para regulamentação, operações de modernização, infraestrutura de combustível de hidrogênio e manutenção, reparo e revisão.

A fabricante ressalta que está avançando no desenvolvimento da tecnologia para sua segunda plataforma de motor, denominada ZA2000, um sistema de propulsão elétrico a hidrogênio de 2 a 5,4 MW para turboélices regionais de 40 a 90 assentos, com entrada em serviço planejada para 2027.

Além disso, a ZeroAvia vem testando em voo um protótipo de seu primeiro motor, o ZA600, instalado em uma aeronave Dornier 228, em sua base no Reino Unido em Kemble, Gloucestershire, desde janeiro.

Os motores elétricos a hidrogênio usam células de combustível alimentadas com hidrogênio para gerar eletricidade, que é então usada para alimentar motores elétricos que acionam as hélices da aeronave.

Sair da versão mobile