ZeroAvia fecha acordos para permitir voos de testes de baixa emissão na Suécia

A empresa ZeroAvia, especializada em soluções de emissão zero para a aviação comercial, fechou acordos com a Braathens Regional Airlines, Skellefteå Airport e a empresa municipal de energia Skellefteå Kraft para permitir voos de baixa emissão na Suécia.

Após a parceria, as partes trabalharão para realizar voos de demonstração e explorar potenciais rotas aéreas comerciais a partir do aeroporto servido por aeronaves movidas a hidrogênio. A Braathens Regional Airlines, uma das maiores companhias aéreas do país escandinavo, forneceria parte de sua frota para essas demonstrações.

Os sócios vão estudar o potencial para operar com aeronaves movidas pelo motor híbrido-elétrico ZA600, desenvolvido pela ZeroAvia para aeronaves regionais de 9 a 19 assentos, bem como o ZA2000 , projetado para modelos de 40 a 80 assentos, cuja entrada em serviço está programado para 2027. Esses sistemas de propulsão funcionam com hidrogênio armazenado, que alimenta células de combustível que, por sua vez, convertem o hidrogênio em eletricidade, gerando energia.

Por sua vez, representantes do Aeroporto de Skellefteå investigarão a infraestrutura operacional necessária para dar suporte a operações desse tipo. Além disso, eles avaliarão possíveis oportunidades adicionais, informa o Aviacionline.

“A Suécia é um dos países mais ambiciosos do mundo em alcançar metas de emissões líquidas zero para a aviação, com uma aspiração global de ser livre de combustíveis fósseis até 2045 e planeja tornar todos os voos domésticos livres de combustíveis fósseis até 2030”, explicou James Peck, CEO da ZeroAvia Customer Service . “Projetos ousados ​​como o planejado em Skellefteå são cruciais nesse empreendimento”, disse ele.

“Para atingir as metas ambiciosas de nossa companhia aérea de atingir emissões líquidas zero em nossos voos internacionais até 2045, precisamos acelerar o desenvolvimento de tecnologia”, disse Ulrika Matsgård, CEO da Braathens Regional Airlines. Além disso, a executiva destacou o papel do hidrogênio em contribuir para iniciativas de descarbonização no setor de aviação na Escandinávia e no restante da Europa.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias