A ZeroAvia, fabricante britânica/americana que desenvolve aeronaves elétricas movidas a hidrogênio, anunciou nesta semana que concluiu com sucesso sua campanha inicial de testes de seu projeto de inversor de potência contínua de 200kW.
O inversor operou a 230 kW a partir de 800 Volts de corrente contínua (Vdc), com densidade de potência de mais de 20 kW/kg. Segundo a empresa, este desempenho do inversor é uma grande mudança para a indústria.
A tecnologia de inversor altamente eficiente em termos de peso é parte integrante dos motores de aviação elétricos a hidrogênio com emissão zero que a ZeroAvia está desenvolvendo. Os inversores pegam a energia de corrente contínua fornecida pela fonte de energia elétrica e a convertem em corrente alternada enquanto controlam o fluxo para os motores elétricos.
As fontes de energia podem ser células de combustível de hidrogênio (como nos motores da ZeroAvia), baterias ou até mesmo vários sistemas híbridos. Prevê-se que os sistemas hidrogênio-elétricos tenham os benefícios ambientais mais abrangentes de todas as tecnologias consideradas práticas para a aviação comercial, tendo como exaustão apenas vapor de água a baixa temperatura.
A ZeroAvia desenvolveu seus próprios inversores de carboneto de silício nos últimos dois anos, com uma série de inovações em torno de designs de módulos semicondutores, designs de gate driver, modularidade de circuitos de fase e alto grau de capacidade de fabricação.
Além disso, tecnologias avançadas de gerenciamento térmico e integração permitem alto desempenho e confiável em altitude e localização bem-sucedida do compartimento do motor. A empresa desenvolveu os inversores em configurações simples (225 kW de pico / 200 kW contínuos) e duplas (450 kW de pico / 400 kW contínuos).
A tecnologia de inversor principal da ZeroAvia será usada em todos os tamanhos de motores, começando com o motor ZA600 de 600 kW para aeronaves de 9 a 19 assentos e, mais tarde, também integrado ao motor HyperCore – o motor elétrico modular de 900 kW projetado para ser empilhado em série no ZA2000, a variante de motor da empresa para turboélices regionais de 40 a 80 lugares.
Com os esforços de certificação do ZA600 em andamento nos EUA e no Reino Unido, esta validação do principal componente do motor é um marco importante para a empresa e apoia o plano de conclusão da certificação até o final de 2025. Também representa uma mudança radical no desempenho de energia específico para dispositivos eletrônicos de potência.
Informações da ZeroAvia