Zurich Airport comenta sua arrematação da concessão do aeroporto de Natal (RN)

Aeroporto de Natal – Imagem: Zurich Airport

Como mostrado mais cedo pelo AEROIN, o grupo suíço Zurich Airport venceu o leilão da relicitação pública para operar o Aeroporto Internacional de Natal – Governador Aluízio Alves, localizado em São Gonçalo do Amarante (RN).

Segundo a concessionária, o aeroporto que atende à capital do Rio Grande do Norte vai complementar o portfólio da empresa no Brasil – composto pela concessão dos aeroportos de Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Macaé (RJ) e participação no aeroporto de Belo Horizonte, em Confins (MG).

Após a assinatura do contrato de concessão, a Zurich Airport Brasil passará a deter a administração do aeroporto e irá operá-lo por um período de concessão de 30 anos. Não são necessários investimentos de expansão durante o período de concessão, mas investimentos de manutenção estão previstos.

Atualmente, o aeroporto tem capacidade para cerca de 6,5 milhões de passageiros por ano. Em 2022, movimentou aproximadamente 2,3 milhões de passageiros.

O contrato de concessão prevê um pagamento de R$ 320 milhões. Além disso, a Zurich Airport pagará uma taxa anual com base na receita, a partir do quinto aniversário da assinatura do contrato de concessão. A transferência da responsabilidade operacional está prevista para o início de 2024.

Com a nova concessão e as já existentes, a Zurich Airport afirma que poderá contribuir para o crescimento do mercado de aviação brasileiro e implementará a expertise suíça na operação de aeroportos, mantendo os valores locais, assim como já acontece nos aeroportos do grupo no Brasil.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias