2° Esquadrão de Helicópteros da Marinha envelopa um UH-15 em treino de desastre nuclear

Imagem: Marinha do Brasil

No último dia 14 de julho, militares da Unidade Médica Expedicionária da Marinha (UMEM) visitaram o 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) para ministrar um adestramento de envelopamento da aeronave UH-15 aos seus tripulantes.

Segundo a Matinha do Brasil (MB), a atividade visa à preparação para o Exercício de Resposta à Emergência na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA – 2023), em Angra dos Reis.

Tal procedimento tem como objetivo minimizar o risco de contaminação da aeronave por partículas de radionuclídeos, assim como secreções de pacientes durante a evacuação aeromédica (EVAM). Além disso, cinco macas foram instaladas no interior da aeronave, em prol de uma maior capacidade de transporte de acidentados.

O exercício tem previsão de ocorrer no período de 15 a 18 de agosto e evidenciará o esforço da Marinha do Brasil no preparo de seus meios para a condução de evacuações por meio aéreo, em resposta a eventuais desastres de natureza nuclear.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Incluindo resgate de criança de 2 anos, helicópteros Black Hawk e...

0
Uma criança de dois anos que estava em estado crítico hospitalizada em Faxinal do Soturno (RS) e foi transportada para Santa Maria.