IATA lança pesquisa global de 2024 e convida passageiros de avião a responderem online

Imagem: ake1150sb, via Depositphotos

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) acaba de lançar a edição 2024 de sua Pesquisa Global de Passageiros (GPS), um convite a viajantes de todo o mundo para compartilhar suas experiências de voo e contribuir para o futuro da aviação.

Desde sua criação em 2012, o GPS tem sido uma ferramenta fundamental para coletar informações objetivas e detalhadas sobre as preferências e comportamentos de viajantes aéreos em escala global.

Para participar da pesquisa, siga este link: go.updates.iata.org/global-passenger-survey.

A pesquisa deste ano acontece após um ano recorde na satisfação do passageiro, conforme destacado no GPS 2023, que apontou melhorias significativas na organização da viagem e na acessibilidade ao destino. No entanto, persistem desafios em processos cruciais nos aeroportos, como gerenciamento de bagagens, controle de fronteiras e segurança, que continuam impactando a experiência de viagem geral.

Os resultados de 2023 ressaltaram a crescente importância da velocidade e conveniência nas viagens. Houve progressos notáveis nos processos de reserva e pagamento, e ocorreu um aumento significativo no uso da biometria, com muitos viajantes preferindo este método para processos de embarque, apesar das constantes preocupações com a privacidade dos dados.

Também foram destacados aspectos como flexibilidade de pagamento e estruturas de tarifas transparentes, com uma parcela significativa dos viajantes expressando insatisfação com as opções de pagamento que oferecem poucas alternativas.

A proximidade continua sendo um fator decisivo na escolha dos aeroportos de partida – mesmo por cima de fatores como preço e companhia aérea -, reforçando a importância da conveniência e acessibilidade.

Com o lançamento do GPS 2024, a IATA está abordando ativamente esses desafios e procurando maneiras inovadoras de melhorar a experiência de viagem. As percepções da Pesquisa Global de Passageiros anual são cruciais para que a indústria se adapte e cumpra as necessidades em constante evolução dos passageiros ao redor do mundo.

A participação no GPS 2024 dá aos viajantes a oportunidade de influenciar diretamente o contínuo aperfeiçoamento da indústria da aviação. Por este motivo, é importante que a pesquisa abranja (e seja preenchida por) mais viajantes latino-americanos para poder abordar as necessidades específicas da região aos tomadores de decisão.

Para acessar os relatórios completos de anos anteriores, você pode visitar a seção dedicada ao GPS em www.iata.org/gps.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias