Brasil recebe nova visita do avião Ilyushin IL-76, um diferente projeto soviético

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Assim como acompanhamos cerca de duas semanas atrás, mais uma vez o pouco comum avião cargueiro Ilyushin IL-76 visita o Brasil nesta sexta-feira, 13 de novembro.

Avião Ilyushin IL-76TD Volga-Dnepr
Ilyushin IL-76TD da Volga-Dnepr

A aeronave, cujo projeto remete aos tempos da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), chegou durante a manhã, pousando às 10h36 na pista 33 do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), conforme registro do FlightRadar24.

Com a numeração de voo VDA-4076, o IL-76TD-90VD registrado sob a matrícula RA-76511, operado pela companhia aérea russa Volga-Dnepr, chegou vindo da cidade de Calama, no Chile, após 2 horas e 57 minutos desde a decolagem.

Voo IL-76 Brasil Campinas Viracopos Novembro 2020
O voo de IL-76 nesta sexta-feira – Imagem: FlightRadar24

Voo IL-76 Brasil Campinas Viracopos Novembro 2020
A chegada do IL-76 ao Aeroporto de Viracopos – Imagem: FlightRadar24

Apesar do modelo IL-76 ter sido desenvolvido ainda na época da URSS, a Ilyushin continuou produzindo as aeronaves mesmo depois de ter se tornado uma empresa russa. Este exemplar que agora visita o Brasil, por exemplo, tem apenas 8,6 anos de vida, ou seja, foi fabricado em 2014, segundo dados do Planespotters.

Com comprimento de 46,59 metros, envergadura de 50,50 metros e altura de 14,76 metros, embora não tenha dimensões tão expressivas quanto seus “parceiros” de projetos soviéticos Antonov, o Ilyushin IL-76 também se destaca por ter uma grande porta traseira que lhe permite transportar cargas de grandes dimensões, bem como estrutura de fuselagem preparada para suportar itens de alto peso concentrado.

Avião Ilyushin IL-76TD Volga-Dnepr
O IL-76 na visita anterior a Viracopos

Até a publicação desta matéria, não há informações detalhando qual seria a natureza da carga transportada pelo jato nessa operação, e nem mesmo se ele trouxe ou se levará carga de/para Campinas.

O sistema de voos aprovados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) não apresenta detalhes sobre esta passagem do IL-76, mas, segundo informações que nos foram fornecidas pelo Aeroporto de Viracopos, o planejamento é de decolagem no sábado, 14 de novembro, às 05h00 (horário local).

Caso você não tenha acompanhado a última vinda, ou queira relembrar, pode rever as fotos clicando aqui ou na matéria abaixo.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias