Funcionários reclamam de condições do Aeroporto de São José do Rio Preto

Imagem: Google Earth

Problemas de manutenção, de estrutura e trabalhistas marcam um dos principais aeroportos do interior paulista, o Professor Eribelto Manoel Reino, em São José do Rio Preto, apontam funcionários. Enquanto aguarda os resultados da concessão dos aeroportos do noroeste paulista, incluindo o de Rio Preto, muitas denúncias estão sendo somadas e compartilhadas com a mídia local.

Segundo relatos para o Diário da Região, um dos principais problemas atuais do terminal está sendo a limpeza, que é realizada por funcionários terceirizados, e estaria deixando a desejar. Uma funcionária do aeroporto apontou condições precárias e a falta de insumos: “aqui no aeroporto a gente não tem condições de trabalhar com limpeza de banheiro, tem que trabalhar sem luva, não tem sacos para catar lixo, a gente tem que ficar catando [o lixo] usando os sacos de lixo de outras lixeiras para reutilizar”.

Além da limpeza precária, a entrevistada chega até a mencionar “trabalho escravo”, o que presta para o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo). A denúncia é grave, mas, pelo relato, tem mais relação com as más condições do local, do que o trabalho escravo propriamente dito.

“Eles têm a gente como trabalho escravo, não nos dão férias porque não contratam outros funcionários. Não temos lugar para almoçar, porque no refeitório, onde as faxineiras comem, o teto está caindo aos pedaços, até entra água quando chove. Somo muito humilhados, aguentamos porque a gente precisa muito trabalhar, mas é injusto. Somos pobres, mas não temos que passar por isso para ganhar o pão de cada dia”, reclama.

Em nota para o Diário da Região, o Daesp afirmou que, apesar de diversas denúncias a conservação da estrutura do terminal está funcionando normalmente.

O aeroporto recebe mais de 700 mil passageiros entre embarques e desembarques por ano, aponta o Wikipedia, e fica a 439 km da capital paulista.

Arthur Gimenes Prado
Arthur Gimenes Prado
Estudante do Ensino Médio, foi repórter e comentarista na TV Cultura Paulista e Rádio Morada do Sol FM, em Araraquara/SP cobrindo o esporte local. Também conta com passagem como colunista no Portal do Andreoli e fez participações especiais na Record News, Rádio CBN, EPTV e RedeTV!ES. Atualmente também atua na área de assessoria parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) como estagiário.

Veja outras histórias

Equipe do Batalhão de Aviação da PM de Santa Catarina é...

0
O Governo do Estado de Santa Catarina informa que se solidariza, mais uma vez, com a situação vivida no Rio Grande do Sul em razão das fortes