Companhia bielorrussa, banida dos EUA por carregar armas, foi autorizada a voar ao Brasil

Foto N509FZ, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia

EXCLUSIVO – Como o AEROIN informou na semana retrasada, com exclusividade, a empresa aérea estatal bielorrussa TransaviaExport solicitou autorização para realizar voos não regulares de carga ao Brasil. Segundo fontes informaram, essa autorização foi concedida e, portanto, a companhia já pode solicitar voos.

As fontes informaram que a empresa pretende transportar carga da China para São Paulo (Guarulhos) e, depois, levar encomendas para a Tunísia. O importador ou exportador envolvido na operação não é conhecido publicamente. Pelo um voo deverá constar do registro de voos da ANAC nos próximos dias.

Uma curiosidade desta empresa é que ela é banida dos Estados Unidos. Uma publicação do Departamento do Tesouro Americano, datada de dezembro de 2021, diz o seguinte sobre a companhia aérea:

“A OFAC também está sancionando a JSC Transaviaexport Airlines Transaviaexport ), uma transportadora de carga controlada pelo Governo da Bielorrússia que enviou milhares de toneladas de munição e armas para zonas de conflito estrangeiras, como na Líbia”.

Empresa discorda das sanções

Em seu site a empresa diz não concordar com as sanções. “A adoção de medidas sancionatórias em relação às atividades da JSC Transaviaexport Airlines e de suas aeronaves Il-76 são desarrazoadas e não correspondem à realidade quanto à participação da companhia aérea em qualquer tipo de transporte aéreo proibido na aviação civil ou em violação o procedimento estabelecido e as regras para as atividades de aviação É uma medida inaceitável que mina a autoridade do sistema de aviação civil internacional”.

A outra curiosidade é que sua frota é composta por cinco Ilyushin IL-76 e um Boeing 747-300 (matrícula EW-465TQ), que além de ser um dos raros exemplares desse tipo de jumbo ainda voando, também, foi o último 747-300 produzido, entregue em 1990 para a belga Sabena.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Airbus, Turkish, RR e empresas aeroespaciais turcas lançam programa para ampliar...

0
O STEP visa impulsionar o crescimento da indústria aeroespacial turca ao longo dos próximos 15 anos, alinhando-se com os objetivos de