ITA pode chegar a 100 aviões até 2023, com proposta agressiva de fundo de investimento

O processo de privatização da empresa aérea italiana ITA Airways chega em seu momento crucial, com expectativa de que tudo seja fechado até o dia 15 de setembro de 2022. Este é o prazo definido para a negociação entre o Governo Italiano e o fundo americano Certares Investments LLC, que lidera o consórcio, que ainda tem a Air France – KLM e a Delta Air Lines.

Como parte do plano de futuro para a empresa, o Certares adiantou que prevê 1.500 contratações para 2023 e 100 aeronaves na frota contra as atuais 63. Além disso, são indicadas novas rotas para a América do Norte (Toronto, Washington, Chicago), América do Sul, África e Ásia. 

Conforme relatado por Il Messaggero, o fundo americano diz estar “fortemente convencido da visão para o desenvolvimento da empresa, que esperamos poder implementar a realização dos acordos definitivos e vinculantes”.

Se concluída a negociação, o Governo Italiano poderá assinar um simples memorando de entendimento com a Certares e seus aliados ou a assinatura de dois contratos, o primeiro com a venda efetiva, outro com os acordos entre acionistas.

A aprovação do Tesouro Italiano está condicionada ao respeito, pelas ofertantes, a três aspectos essenciais: a dimensão industrial, com o objetivo de ter uma empresa sólida e rentável; as perspectivas de crescimento da empresa, com acesso a mercados estratégicos e operações de longo alcance consideradas cruciais; e o desenvolvimento de emprego de qualidade e sustentável. 

A oferta do Certares, cujos detalhes não foram divulgados, deixaria ao Tesouro pelo menos 40% de participação e o direito de nomear o presidente da empresa e vetar certas “escolhas estratégicas”, disse uma fonte à Reuters. 

Com US$ 10,2 bilhões em ativos sob gestão, o Certares realiza negócios de investimento com foco em viagens e turismo, hotelaria, negócios e serviços ao consumidor. Detém participações em empresas que vendem viagens ou serviços como American Express, Global Business Travel, Tripadvisor, Hertz e agências de viagens de luxo nos Estados Unidos. 

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias