Nidec Leroy-Somer assina acordo com a Airbus para desenvolvimento de motores elétricos

Imagem: Airbus

A Nidec Leroy-Somer, uma fornecedora de motores elétricos para setores industriais avançados, assinou um acordo com a Airbus para projetar e desenvolver um motor elétrico para o protótipo de motor de célula de combustível movido a hidrogênio da empresa. Esta colaboração pretende ajudar a Airbus a cumprir sua ambição de levar ao mercado até 2035 a primeira aeronave comercial de emissões zero.

A equipe de P&D da Nidec foi desafiada a explorar tecnologias e inovações revolucionárias para otimizar a arquitetura do sistema de propulsão da aeronave. Os protótipos serão testados primeiro no solo, em bancadas de teste dedicadas, antes de serem submetidos a testes em voo.

Estamos satisfeitos por termos sido selecionados pela Airbus para fornecer nossa experiência em motores elétricos de alta eficiência e contribuir, por meio de nossas equipes e soluções inovadoras de P&D, para este ambicioso projeto de aviação comercial ecologicamente correto”, disse Jean-Michel Condamin, Presidente da Divisão de Motores Comerciais e Industriais.

Com mais de 100 anos de experiência, a Nidec Leroy-Somer desenvolve e fabrica motores e eletrônica de potência com especificações muito restritas, além de oferecer soluções personalizadas com alto valor agregado. O motor IE5 de alta eficiência energética DYNEO+ é um dos produtos de destaque da empresa, que busca contribuir para a mobilidade sustentável.

Segundo Eric Coupart, Diretor de Tecnologia da Divisão de Motores Comerciais e Industriais, “estamos orgulhosos deste reconhecimento de nossa capacidade em um dos ambientes mais exigentes. Nossas capacidades de P&D de classe mundial trarão para a Airbus tecnologias inteligentes sustentáveis ​​e poderosas com a melhor eficiência energética da categoria para o futuro próximo da aviação”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias