Avião tem pane no Aeroporto de Congonhas e fica parado por longo tempo na taxiway; assista às cenas

O A319 parado e outra aeronave desviando, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Um problema técnico fez com que uma aeronave ficasse parada no meio de uma taxiway no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, por mais de 25 minutos, no final da tarde de ontem, terça-feira, 30 de maio, permitindo mais uma interessante oportunidade de acompanhar ao vivo o desenrolar de uma situação fora da rotina na aviação comercial.

Conforme o vídeo apresentado a seguir, gravado durante a transmissão ao vivo que era feita pelo canal Golf Oscar Romeo no YouTube, às 16h49 do horário local foi o primeiro momento em que se viu o Airbus A319 de matrícula PR-MYC parado na taxiway, enquanto os demais aviões prosseguiam para as decolagens. E às 16h53, ocorreu o primeiro desvio de outra aeronave, feito por um Boeing 737-800.

Assista a seguir às imagens e, logo abaixo da gravação, veja mais informações sobre a situação:

Como visto nas cenas acima, durante os pouco mais de 25 minutos subsequentes à parada, todas as aeronaves que decolaram de Congonhas precisaram desviar à esquerda para chegar à cabeceira 17R, até que, às 17h15, os pilotos moveram o equipamento para uma posição fora da taxiway.

Entretanto, o A319 ainda permaneceu na nova posição por mais cerca de 15 minutos, até que às 17h29 ouviu-se o piloto falando que nos próximos minutos conseguiria definir se prosseguiria para o voo ou retornaria para o pátio.

Por fim, a decisão foi por não prosseguir com o voo. Durante o taxiamento de volta para o pátio, ainda foi possível ouvir, às 17h35, o piloto explicando ao controlador de tráfego aéreo que a aeronave apresentou uma falha de barramento elétrico e não foi possível recompor o sistema afetado.

Segundo dados das plataformas de rastreamento online de voos, o PR-MYC voltou a realizar voos às 06h27 da manhã desta quarta-feira. Já o voo Latam 3124, que o A319 faria ontem, foi mais tarde realizado por outra aeronave, que partiu às 20h22.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Aviação agrícola será abordada em palestra do vice-presidente do Sindag na...

0
Em sua 29ª edição, a Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação começou nesta segunda-feira, 29 de abril, e segue até