Caça coreano de 5ª geração faz primeiro reabastecimento em voo

Divulgação: Ministério da Defesa Nacional da Coréia

O caça de 5ª geração da Coreia do Sul, o KAI KF-21 Boramae, fez o seu primeiro voo de teste com reabastecimento em voo. Durante o teste, o protótipo KF-21 nº 5 recebeu reabastecimento de um Airbus A330 MRTT da ROKAF, a Real Força Aérea da Coreia.

A capacidade de reabastecimento em voo é uma função essencial que as aeronaves militares modernas devem possuir. Isso pode estender o alcance operacional e o tempo de operação do KF-21, maximizando assim a eficácia operacional e a capacidade de combate da ROKAF. O alcance operacional varia com o momento e a quantidade de reabastecimento em voo, mas espera-se um aumento de pelo menos 50% com um único reabastecimento.

Os testes de reabastecimento em voo do KF-21 começaram em 8 de março, verificando previamente as características de controle entre os sistemas de reabastecimento em voo do avião-tanque e do KF-21.

Em seguida, na terça-feira, no espaço aéreo sobre o Mar do Sul, foi realizado o teste de reabastecimento, conectando a mangueira de reabastecimento do avião-tanque à conexão de reabastecimento em voo do KF-21 e transferindo o combustível do avião-tanque para o KF-21 durante o voo.

Durante o teste foram feitas verificações e avaliações da funcionalidade de reabastecimento em voo, incluindo o impacto das turbulências geradas atrás do A330 no controle e segurança da conexão com o caça, além da transferência de combustível, entre outros aspectos. Os testes de voo de reabastecimento do KF-21 continuarão até 2025, com a aeronave prevista para ser certificada na primeira metade de 2026.

Com Informações do Ministério da Defesa Nacional da Coréia do Sul

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias