Pela primeira vez o caça furtivo russo Su-57 é danificado em ataque ucraniano

Foto – DepositPhotos

A Ucrânia conseguiu danificar um dos poucos caças russos com tecnologia furtiva, num ataque bem distante de suas fronteiras.

O caça Sukhoi Su-57 Felon é o único avião de 5ª geração em operação hoje na Rússia, e conta com 21 unidades entregues entre aeronaves de série e protótipos. Um deles estava estacionado no pátio da base aérea de Akhtubinsk, a 450 quilômetros da Ucrânia, porém próximo do Cazaquistão (32km).

A aeronave foi atingida por um ataque de drones e ficou danificada em vários pontos. Até o momento, não é possível afirmar se os reparos são considerados perda total, ou seja, não podem ser refeitos ou o custo para fazê-lo o torna inviável.

A Rússia não tem usado o Su-57 em ataques contra a Ucrânia, com o temor da aeronave ser abatida e usada para engenharia reversa. A função do Felon tem sido principalmente de proteção do espaço aéreo russo contra aviões tripulados ucranianos.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias