Início Empresas Aéreas

Japan Airlines (JAL) lança a low-cost ZIPAIR

Durante uma coletiva de imprensa feita na sede da Japan Airlines (JAL) nesta sexta-feira, a companhia japonesa anunciou a criação da ZIPAIR Tokyo, uma subsidiária low-cost que irá oferecer voos de médio e longa duração a partir de Tóquio.

A empresa deverá começar a operar no verão (inverno brasileiro) de 2020. A nova empresa de início irá operar com o Boeing 787-8 Dreamliner (não se sabe ainda se novos de fábrica ou oriundos da própria JAL) para dois destinos a partir do Aeroporto de Narita em Tóquio: Bangkok e Seul.

Detalhes como serviço a ser oferecido, tarifas, políticas de bagagem, marcação de assentos e configuração interna das aeronaves ainda não foram revelados.

Zíper

O nome ZIPAIR Tokyo ou simplesmente ZIPAIR se origina da palavra inglesa ZIP, abreviado de zíper. Isto se remete a velocidade de como a viagem irá passar ao viajar em uma aérea única como a ZIPAIR.

Em adição a isso também está o número de destinos da companhia, já que em inglês a palavra código postal se traduz como Zip Code.

O logo foi desenvolvido pela consultoria SIX INC de Tóquio, que tem um histórico de sucesso com mais de 400 prêmios pelo Japão e pelo mundo. A fonte utilizada foi a Roman e os tons foram definidos como Harmony Gray e Trust Green. O tom em cinza simboliza um balanço entre custos e satisfação do passageiro, enquanto o verde promove a segurança.

Nome não é novidade na aviação

E muito menos em aéreas low-cost: em 2002 a Air Canada lançou a Zip para competir com a WestJet. A aérea operava com doze Boeings 737-200 Breguinha.

A empreitada não deu muito certo e dois anos depois a empresa foi fechada, sendo as rotas e funcionários incorporados à Air Canada.

O rendering que ilustra essa matéria foi elaborado pelo AEROIN para fins ilustrativos e não simboliza como será a pintura da companhia aérea.

Com informações Assessoria de Imprensa da Japan Airlines