Acidente aéreo incluindo remoção de vítimas e PAFAVIDA foi simulado pelo Aeroporto de Chapecó-SC

Imagem: Voe Xap / Socicam

A concessionária Voe Xap, empresa do Grupo Socicam, informa que, compreendendo a importância da melhoria contínua da segurança das operações, realizou no Aeroporto de Chapecó, em Santa Catarina, Exercícios Simulados de Remoção de Vítimas e PAFAVIDA (Plano de Assistência às Vítimas de Acidente Aeronáutico e Apoio a seus Familiares).

Para isso, um cenário muito semelhante ao de um acidente aéreo real foi estruturado, incluindo incêndio na asa esquerda de uma aeronave.

A simulação, que envolveu 13 vítimas e 15 familiares, protagonizados por voluntários, foi conduzida pelos Bombeiros do Aeródromo e teve o objetivo de padronizar procedimentos que garantam a eficiência do atendimento em casos de emergência aeronáutica.

Imagem: Voe Xap / Socicam

De acordo com legislação competente, em casos de acidentes como esse, a administração aeroportuária deve viabilizar centros de atenção a passageiros, familiares, tripulantes e imprensa até que a companhia aérea assuma o atendimento.

Bruno Campos, Gestor da Seção Contraincêndio, destaca a importância dos exercícios: “Os simulados garantem a interação adequada entre a gestão aeroportuária e as companhias aéreas em relação à assistência aos sobreviventes e demais envolvidos na ocorrência. Durante a simulação, os Bombeiros atuaram com a remoção de vítimas até uma unidade de saúde, assistência aos familiares, além da aferição do tempo-resposta das ambulâncias até o aeroporto e do aeroporto até o hospital”.

Para assegurar o adequado alinhamento das ações, o simulado também contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militares, da Unimed e das companhias aéreas Azul e GOL.

Ainda de acordo com Bruno, a preparação para o exercício aconteceu ao longo dos últimos seis meses.

Filipe Gomes, Gerente do Aeroporto de Chapecó, reafirma o compromisso da Voe Xap com a segurança das operações: “A aplicação do exercício simulado exerce papel importante ao inserir todos os personagens em um cenário próximo ao de uma emergência real. Isso é fundamental para verificar se o tempo necessário para atendimento está satisfatório e identificar pontos de melhoria, tanto de nossos Bombeiros, como das companhias aéreas e das unidades de resgate. Além de viabilizar serviços de excelência no Aeroporto, a Voe Xap possui grande compromisso com a melhoria contínua destes procedimentos e da qualificação das equipes”.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias