Acordo entre Brasil e Uruguai acelera o fluxo de passageiros e malas por aeroportos

Na semana passada, autoridades aeronáuticas do Brasil e do Uruguai se reuniram para assinar um acordo de One-Stop Security (OSS), que deve facilitar a vida dos passageiros que transitam entre os dois países, tirando burocracias e evitando duplicidade de papéis ou procedimentos.

O OSS tem como principal objetivo agilizar o fluxo de passageiros e bagagens nas conexões de voos, eliminando a duplicação de controles de segurança no aeroporto de transferência. Isso significa que os aeroportos podem eliminar a necessidade de triagem de passageiros e malas mais de uma vez, economizando custos de segurança de transferência de passageiros. 

Para que isso seja possível, os países se comprometem em manter trocas contínuas de informações e governança robusta. Por outro lado, ao não duplicar processos, os países e o setor aéreo podem alocar melhor os recursos onde são mais necessários, como treinar pessoal e adquirir melhores equipamentos.

A triagem de conexão de passageiros mais rápida também reduz a chance de conexões perdidas em relação à bagagem. Para se chegar a esse patamar, no entanto, é necessária uma grande dose de confiança entre as duas partes e reforça que os processos são bem estruturados.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias