Acúmulo de água pode levar a problemas no estabilizador horizontal do Airbus A220

Após relatos de problemas de travamento no estabilizador do Airbus A220 durante o voo de cruzeiro, a Transport Canada (TC) ordenou uma ação corretiva aos operadores da aeronave, através de uma Ditetriz de Aeronavegabilidade (DA).

A agência reguladora canadense identificou a necessidade de lubrificação no atuador de compensação do estabilizador horizontal, devido à entrada de água no conjunto do parafuso esférico do mesmo.

Por conta da água acumulada no parafuso esférico, ocorreu o emperramento do atuador, resultando na perda da capacidade de ajuste de inclinação da aeronave.

Diante disso, a divisão canadense da Airbus elaborou um método de lubrificação aprimorado e reduziu o intervalo de lubrificação para evitar futuros acúmulos de água e risco de travamento.

A Transport Canada está orientando os operadores do A220-100 e A220-300 a realizarem a lubrificação inicial do atuador dentro de 1.100 horas após a data da diretriz, e repetirem o procedimento a cada 1.000 horas ou 12 meses. A medida tem como objetivo mitigar o risco de problemas no estabilizador da aeronave e garantir a segurança dos voos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias