Adeus ao F-22: Estados Unidos escolherão seu caça de sexta geração em 2024

Imagem: Brad Kiracofe, via Pexels

A Força Aérea dos EUA (USAF) publicou uma solicitação classificada da indústria para um contrato de desenvolvimento de engenharia e fabricação para o programa Next Generation Air Domain Platform (NGAD) com a intenção de fechar um contrato em 2024. O NGAD substituirá o mítico F-22 Raptor como o principal caça de superioridade aérea.

“A plataforma NGAD é um elemento vital da família de sistemas de domínio aéreo que representa um salto geracional na tecnologia do F-22, que substituirá”, disse Frank Kendall, secretário da Força Aérea dos EUA, como relatou o Aviacionline.

“O NGAD incluirá atributos como maior letalidade e capacidade de sobreviver, persistir,  interoperar e se adaptar no domínio aéreo em ambientes operacionais altamente contestados. Ninguém o faz melhor do que a Força Aérea dos EUA, mas perderemos essa vantagem se não avançarmos agora”, acrescentou, numa clara referência ao avanço tecnológico chinês.

A publicação desta chamada inicia formalmente o processo de seleção de fontes, fornecendo à indústria os requisitos que o DAF (Departamento da Força Aérea) espera para o NGAD, como futuro substituto do F-22. A estratégia de aquisição do NGAD fortalecerá e expandirá a base industrial para fornecer capacidades de combate rápidas e inovadoras.

A estratégia incorpora as lições aprendidas com os recentes programas de aquisição da USAF e aproveitará os padrões de arquitetura aberta. Essa abordagem permitirá que o governo maximize a concorrência em todo o ciclo de vida, forneça uma base industrial mais ampla e responsiva e reduza drasticamente os custos de manutenção e manutenção.

A Plataforma NGAD é uma das muitas capacidades críticas de combate que permitirão missões antiaéreas com a capacidade de enfrentar ameaças aéreas e terrestres para alcançar a superioridade aérea e apoiar a Força Conjunta.

Informações adicionais sobre os detalhes técnicos e programáticos da Plataforma NGAD são classificadas para proteger as vantagens operacionais e tecnológicas .

O programa Collaborative Combat Aircraft (um programa para desenvolver aeronaves de combate não tripuladas, equivalente ao Australian Loyal Wingman) não faz parte desta seleção de fontes da Plataforma NGAD.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

ANAC cria Grupo Regulatório para fortalecer diálogo na infraestrutura aeroportuária

0
O objetivo é estreitar o relacionamento com regulados – operadores aéreos e operadores de aeródromos – e coletar as demandas do setor.