Início Aviação Executiva

Aérea argentina será a primeira na América do Sul a ter Starlink em seus jatos

A Flyzar, empresa aérea de táxi-aéreo com sede na Argentina, anunciou a incorporação da primeira aeronave equipada com conectividade de internet via satélite Starlink.

A instalação foi feita nos Estados Unidos em um jato executivo Gulfstream V, conhecido por seu luxo e capacidade de longo alcance. Também se destaca por ser a primeira empresa aérea da América do Sul a contar com essa tecnologia, como informa o portal parceiro Aviacionline.

A integração do sistema Starlink, desenvolvido pela SpaceX, permitirá que os passageiros da Flyzar desfrutem de acesso à internet de alta velocidade e baixa latência enquanto estão no ar, uma vantagem significativa para executivos e viajantes que precisam de uma conexão constante e de qualidade para suas atividades.

O Diretor de Operações da Flyzar, Felipe Carmona, destacou a importância dessa conquista:

“Estamos entusiasmados por sermos os primeiros na América do Sul a oferecer aos nossos clientes a possibilidade de estar sempre conectados, mesmo a 40.000 pés de altura. Essa inovação não só melhora a experiência de nossos passageiros, como também reflete nosso compromisso com a excelência e a adoção das tecnologias mais recentes.

Este é apenas o começo. Continuaremos explorando e adotando novas tecnologias que nos permitam sempre oferecer o melhor serviço aos nossos clientes. Nossa visão é clara: ser pioneiros na aviação executiva e continuar liderando o mercado com inovação e qualidade.”

Carmona adiantou que a Administração Nacional de Aviação Civil (ANAC) da Argentina está na fase de certificação da tecnologia Starlink, que, uma vez aprovada, será implementada em outras aeronaves. Por enquanto, estará equipada no Gulfstream V e, por muito tempo, será a única empresa a contar com internet via satélite da SpaceX.

A tecnologia de conectividade de internet via satélite Starlink é praticamente nova, baseada em uma constelação de satélites, com o objetivo de fornecer um serviço de internet de banda larga, baixa latência e cobertura mundial a baixo custo.

Em 2022, o fundador Elon Musk lançou uma subsidiária denominada Starlink Aviation, inicialmente para companhias de aviação executiva para modelos específicos de aeronaves. Até o momento, contam com cobertura e entregas a curto prazo para:

– Bombardier: Challenger 600, 601, 604, 605, 650, Global 5000, 5500, 6000, 6500, 7000, Global Express e Global Express XRS;
– Dassault Falcon: 2000, 900, 6X, 7X e 8X;
– Embraer: ERJ-135, ERJ-145, Legacy 600/650, Phenom 300 e Praetor;
– Cessna: Citation e Longitude;
– Gulfstream: G450, G550, G650, G650ER, GIV e GV;

Mas desde 2023, começaram a ser adicionados em modelos de grandes companhias, permitindo expandir para A321neo, A220, A320 e A330 da Airbus, além dos Boeings 737, 757, 787 e 777.