Aérea entra em polêmica ao orientar equipe a escrever “branco” em minúsculo e “Negro” em maiúsculo

A Delta Air Lines está sendo motivo de polêmica nas redes sociais por um documento que supostamente orienta que os termos “Black” (Negro) e “Brown” (Pardo) devem ser escritos com letra maiúscula, enquanto “White” (branco) deve ser grafado com letra minúscula.

Brian Krassenstein, conhecido pelos seus comentários polêmicos, confirma a veracidade do documento e acrescenta que a Associated Press adotou uma diretriz semelhante em 2020, alegando que, apesar de reconhecer que a cor da pele dos brancos contribui para desigualdades e injustiças sistemáticas, o uso do termo “white”, em minúsculo, tenderia a conferir legitimidade às crenças supremacistas brancas.

A Delta Air Lines confirmou o uso do guia: “O Guia de Linguagem Inclusiva da Delta adota o estilo da AP para espelhar as normas editoriais adotadas pelas redações em todo o país. Ele visa promover práticas inclusivas mais consistentes na empresa.”

A Delta esclareceu à veículos de mídia americanos que esta não é uma “exigência linguística para os funcionários”, mas é uma expectativa para aqueles que escrevem em nome da empresa seguir o estilo da AP.

Atualmente, a Delta Air Lines não parece estar respondendo às milhares de menções online sobre o assunto, mas as opiniões são mistas, com apoiadores e críticos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias