Início Empresas Aéreas

Aérea polonesa expande frota de aviões Embraer com escolha dos jatos E2

Divulgação – LOT

A LOT Polish Airlines anunciou hoje que irá expandir sua vasta frota de jatos Embraer, e comprar os seus primeiros aviões de nova geração E2.

A empresa de bandeira da Polônia vai alugar três novos E195-E2s da Azorra. Todas as entregas devem ocorrer entre o final de julho e o terceiro trimestre de 2024. A LOT Polish Airlines foi a cliente de lançamento do primeiro E-jet da Embraer em março de 2004, e hoje é a única no mundo a voar simultaneamente todos os aviões da primeira geração (E1) da fabricante brasileira: O E170, E175, E190 e E195.

A empresa informou que vai adicionar o Embraer E195-E2 à sua frota para melhorar a flexibilidade operacional e acomodar a expansão da rede, reafirmando seu compromisso com o crescimento sustentável com a adição dos jatos que são 25% mais eficientes.

A LOT precisa de uma solução flexível para suas necessidades de capacidade à medida que a rede da companhia aérea cresce. O E2 permite uma transição perfeita em apenas alguns dias para as tripulações de voo existentes da LOT, oferecendo uma experiência de cabine espaçosa e confortável para os passageiros, proporcionando uma experiência de viagem incomparável sem assentos do meio. Os novos E2s também adicionam flexibilidade, complementando os maiores aviões narrow body Boeing da LOT a custos de assento semelhantes.

Divulgação – LOT

“Abraçando o futuro com um aceno ao nosso passado pioneiro, estamos felizes em anunciar o aluguel de três jatos Embraer E195-E2 de última geração da Azorra. Este aprimoramento à nossa frota não apenas marca nosso compromisso contínuo com a aviação sustentável, mas também celebra nossa parceria com a Embraer desde a introdução do primeiro E-jet em 2004. Com a eficiência e o conforto para passageiros do E195-E2, estamos prontos para melhorar nossa rede, introduzindo frequências adicionais para destinos selecionados” – disse Michał Fijoł, CEO da LOT Polish Airlines.

Arjan Meijer, Presidente e CEO da Embraer Commercial Aviation, disse: “A LOT é uma companhia aérea pioneira, a cliente global de lançamento dos E-jets, e embora 90 companhias aéreas tenham operado o avião desde então – o primeiro é sempre especial. A primeira investida da LOT no E2 é um momento importante para a Embraer. Estamos celebrando os primeiros E2s da LOT, o 20º aniversário do programa E-jet e nossa relação de 25 anos com a transportadora aérea da Polônia – o primeiro avião Embraer entregue à LOT foi o ERJ145 em 1999. Aguardamos com expectativa nossa parceria contínua com a LOT, incluindo as novas oportunidades para o E2 – o jato mais eficiente em combustível, mais silencioso e de menor custo para operar no segmento de narrowbody pequeno.”

John Evans, CEO e fundador da Azorra, disse: “Como cliente existente da Azorra, estamos orgulhosos de apoiar a LOT em seu crescimento estratégico e operação de uma das frotas mais jovens da Europa. Esses novos E195-E2s de nosso catálogo de pedidos oferecem benefícios comprovados para a LOT, reduzindo o consumo de combustível, emissões de carbono e custos operacionais, ao mesmo tempo em que melhoram o conforto dos passageiros. Agradecemos à Embraer e à Pratt & Whitney por sua parceria contínua enquanto continuamos a expandir a base de clientes do E2.”

A companhia aérea configurará o E195-E2, que comporta no máximo 146 passageiros, em um layout confortável de classe única com 136 assentos, o mesmo utilizado pela brasileira Azul Linhas Aéreas, cliente lançadora do modelo.

E170 | Divulgação – LOT

A LOT foi a primeira operadora do novo E-jet em 2004. O primeiro voo, em 17 de março de 2004, foi realizado por um E170 da capital da Polônia para Viena. O voo de 85 minutos e 520 km para Viena marcou o início do extraordinário sucesso da nova família de aeronaves da Embraer; a 1800ª aeronave E-jet do programa, um E190-E2, foi entregue recentemente a um cliente no Oriente Médio.

Hoje, a LOT tem uma frota de 43 E-jets, tornando-a uma das maiores operadoras de E-jets na Europa. Até o momento, a frota de E-jets da LOT voou 850 milhões de quilômetros, mais de 1,4 milhão de horas de voo e transportou mais de 60 milhões de passageiros – quase o dobro da população da Polônia.

No ano de 2022 executivos da LOT estavam a bordo do E195-E2 demonstrador da Embraer, que realizou o seu primeiro pouso em London City, certificando a aeronave para o pequeno aeroporto londrino, num voo que o AEROIN acompanhou de dentro.

Nesta localidade a companhia aérea opera com voos diários para Vilnius na Lituânia, explorando o mercado dos países bálticos, e já via com bons olhos a certificação do maior jato civil brasileiro, e executivos comentaram com o AEROIN nos bastidores do evento que a rota para London City é um dos motivos de estarem (na época) analisando a compra do E2, que foi concluída agora:

Via Assessoria de Imprensa da LOT