Aérea receberá compensação mensal devido a contínuos problemas com motores das aeronaves A320neo

Imagem: Spirit Airlines

A Spirit Airlines receberá uma compensação mensal da Pratt & Whitney durante todo o ano de 2024, devido a contínuos problemas com motores fornecidos pelo fabricante para as aeronaves A320neo e A321neo. A companhia aérea norte-americana divulgou a informação na última sexta-feira. Com recursos financeiros adicionais, a problemática Spirit consegue um fôlego para seguir operando.

A Spirit Airlines foi forçada a manter parte de sua frota no solo por meses devido a problemas técnicos. Os problemas estavam relacionados ao mau funcionamento dos motores de aeronaves da família A320neo, que afetaram não apenas a Spirit, mas também várias outras companhias aéreas desde meados do ano passado.

Agora, a Spirit receberá uma compensação da Pratt & Whitney, que, segundo um relatório às autoridades financeiras americanas, aumentará a liquidez da companhia aérea em 150 a 200 milhões de dólares. A frota da Spirit é composta exclusivamente por aeronaves Airbus, incluindo 86 A320neo e 41 A321neo.

O tipo de motor que vem causando problemas é o PW1100G, também conhecido como GTF (geared turbofan). Trata-se de um produto da International Aero Engines, uma joint venture da Pratt & Whitney (50%), da fabricante alemã MTU Aero Engines (25%) e da empresa japonesa Aero Engine Corporation (25%). A Pratt & Whitney, por sua vez, é uma subsidiária da RTX Corporation, anteriormente Raytheon, uma multinacional americana.

Os clientes da Airbus também têm a opção de escolher, para sua encomenda da família A320neo, o concorrente do GTF: o motor CFM International LEAP-1A, com o qual não foram relatados problemas.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias