Início Empresas Aéreas

Aéreas coreanas deverão alertar passageiros que não devem abrir a porta do avião em voo

Imagem: Alan Wilson / UK, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Em breve, as companhias aéreas sul-coreanas serão obrigadas a lembrar aos passageiros que não devem tentar abrir uma saída de emergência a bordo ou adulterar uma porta de avião. A nova regra vem como resposta a um incidente ocorrido em maio, quando um passageiro de um voo da Asiana Airlines conseguiu abrir uma saída de emergência enquanto o avião ainda estava no ar a baixa altitude.

O governo sul-coreano elaborou uma emenda à orientação operacional das companhias aéreas locais, que exigirá que elas façam um anúncio alertando os passageiros sobre a proibição de abrir ou tentar abrir uma saída de emergência sem motivo justificável.

Atualmente, a orientação operacional já obriga as companhias aéreas a fazer anúncios alertando os passageiros sobre o fumo a bordo, o uso de dispositivos eletrônicos e a interferência com os membros da tripulação, e que essas ações podem resultar em processos criminais.

O projeto de emenda ficará disponível para análise pública até o dia 14 de dezembro e, se aprovado, os passageiros serão informados de que adulterar uma saída de emergência pode resultar em uma pena de prisão de até 10 anos.

A mudança na legislação decorre de um incidente alarmante que ocorreu no dia 26 de maio, quando um homem conseguiu abrir uma saída de emergência sem a presença de funcionários em um avião Airbus A321 operado pela Asiana Airlines, durante a aproximação final para o aeroporto de Daegu.

Em altitudes elevadas, as portas de avião não podem ser abertas fisicamente devido à diferença de pressão entre o interior e o exterior da aeronave, mas em altitudes mais baixas, como neste caso, é tecnicamente possível abrir uma saída de emergência quando o avião está voando.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile