O Governo do Rio Grande do Sul informa que uma reunião realizada na sede da Aerolíneas Argentinas, em Buenos Aires, na tarde da quinta-feira, dia 27 de julho, resultou no anúncio da ampliação em 35% da oferta mensal de assentos nos voos entre o Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre (RS), e a capital argentina.
Para isso, a companhia mudará o modelo dos aviões utilizados na rota, e a expectativa é de aumento de fluxo de cerca de 2 mil passageiros por mês.
O governo gaúcho não detalhou qual o novo modelo de aeronave utilizado, porém, como atualmente os voos são feitos com os Boeings 737-700, com capacidade para 140 passageiros, os próximos modelos da companhia, que são também os maiores para voos de médio alcance em sua frota, são os 737-800 e 737 MAX-8, com capacidades de até 186 passageiros, o que corresponde à ampliação de 35% citada.
O anúncio foi feito pelo presidente da companhia aérea, Pablo Ceriani, durante audiência com a comitiva da missão governamental. Durante o dia, o governador Eduardo Leite e os integrantes do grupo participaram de uma série de compromissos em Buenos Aires.
Na parte da manhã, o governador se reuniu com os embaixadores do Brasil na Argentina, Júlio Bitelli, e da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, além de ministrar uma palestra para empresários. À tarde, além da reunião com a Aerolíneas Argentinas, Leite teve audiência com o chanceler da Argentina, Santiago Cafiero.
“Essa é uma medida importante para incentivar o turismo e os negócios entre o Rio Grande do Sul e a Argentina. Também tivemos uma conversa produtiva sobre a ampliação do número de voos e a possibilidade de abrir a rota Uruguaiana – Buenos Aires”, destacou o governador Eduardo Leite. “Além disso, vamos trabalhar em conjunto para criar condições de receber voos da Aerolíneas Argentinas com cargas no aeroporto de Porto Alegre.”